ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Cataratas vai conhecer Aquário antes de decidir se assume administração

Previsão é entregar obra em março; governo pode lançar licitação caso grupo desista

Adriel Mattos | 26/01/2022 16:45
Reunião foi no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)
Reunião foi no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), se reuniu nesta quarta-feira (26) com a diretoria do Grupo Cataratas, sediado no Rio de Janeiro (RJ), para cobrar um posicionamento da empresa sobre a gestão do Centro de Estudos e Pesquisas da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal. A concessionária se comprometeu a analisar a possibilidade em fevereiro.

O conselho vai se reunir no dia 7 e deve visitar o Aquário antes de decidir se vai assumir o espaço. A holding que administra pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro venceu a licitação de 2014 para conduzir o Aquário.

“Entregamos um relatório para a diretoria do grupo, que ficou impressionada com a organização da reta final das obras do Aquário. A entrega está prevista para março de 2022 e gostaríamos muito que ele fosse operado pela Cataratas, empresa que já tem expertise no assunto e está no Parque Nacional do Iguaçu (PR), em Fernando de Noronha (PE), no Cristo Redentor (RJ) e no AquaRio (RJ)”, declarou Reinaldo após a reunião.

Caso o Grupo Cataratas decida não administrar o Centro de Estudos e Pesquisas, o governo do Estado vai assumir a gestão até escolher outra empresa por meio de licitação. “Se necessário for, vamos ter que criar uma estrutura para administrar o Aquário e abrir à visitação, até buscarmos uma nova empresa”, garantiu o governador.

Além de Reinaldo, participaram da reunião os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico). A comitiva sul-mato-grossense apresentou o andamento das obras, que devem ser concluídas em março.

Aquário do Pantanal As obras começaram em 2011, mas foram paralisadas mais de uma vez. A gestão atual assumiu o compromisso de concluir a obra e abrir à visitação.

O secretário Eduardo Riedel lembrou que cerca de R$ 250 milhões foram aplicados no empreendimento que se tornará ponto turístico e centro de pesquisa.

“A empresa que assumir vai entrar num mercado que está com potencial de crescimento gigante. E nos próximos anos boas oportunidades vão surgir”, destacou o secretário.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal contará com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e um tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.

Cronograma – Das 13 licitações lançadas para a finalização das obras, quatro foram concluídas e nove estão em execução. As obras seguem a todo vapor para cumprimento do cronograma físico apresentado no lançamento do Projeto Aquário Transparente.

A previsão de início do povoamento dos tanques internos é 20 de fevereiro - os espaços devem entrar em operação no dia 28 do mesmo mês e já encontram-se em processo de maturação da água (preparação para povoamento).

Nos siga no Google Notícias

Veja Também