ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Arquiteto de MS cria máquina para descarte de óleo de cozinha usado

Ideia foi apresentada em evento nacional de empresas juniores; equipamento deve estar funcionando em janeiro de 2020

Maressa Mendonça | 10/09/2019 15:08
A máquina de descarte de óleo de cozinha usado foi patenteada e deve ficar pronta até janeiro de 2020 (Foto: Divulgação)
A máquina de descarte de óleo de cozinha usado foi patenteada e deve ficar pronta até janeiro de 2020 (Foto: Divulgação)

Imagina chegar em uma máquina semelhante a um caixa eletrônico, descartar o óleo de cozinha usado no equipamento e ainda ganhar descontos na contas ou créditos em estabelecimentos parceiros. Essa é a ideia da startup “Óleoponto” que nasceu em Jardim (MS) e está ganhando o Brasil.

À reportagem do Campo Grande News, o arquiteto e urbanista Zadrik Mendonça, de 37 anos, conta que há dez anos planejava montar uma empresa de biodiesel quando começou a pensar no descarte do óleo de cozinha, especialmente o de uso doméstico.

Esse combustível é feito a partir do óleo usado de soja ou de outros vegetais e nesse contexto entra a necessidade de ter um certo “estoque” do produto. O problema é que não é tão fácil assim conseguir já que muita gente ainda faz o descarte irregular do óleo de cozinha.

Zadrik explica que a legislação atual trata apenas do descarte feito por grandes gerados, como bares e restaurantes. Enquanto isso o usuário doméstico nem sempre tem incentivo para doar esse óleo usado para reciclagem.

Pensando nisso e assistindo muita palestra de empreendedorismo, o arquiteto decidiu criar, em 2017, o “Óleoponto”. Ele pesquisou antes para saber se existia alguma máquina parecida, contou sobre o projeto para a esposa e acabou desenhando a ideia.

Em novembro daquele mesmo ano ele patenteou o projeto que agora está sendo elaborado por uma empresa junior da EESC da USP (Escola de Engenharia de São Carlos).

Quem também está auxiliando é Gabriel Costacurta que, na ocasião, fazia parte de outra empresa junior ligada à FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP. A empresa junior da FEA ajuda atualmente com o plano de negócio deste projeto.

O modelo de negócio da “Óleoponto” foi apresentado durante o Encontro Nacional das Empresas Juniores (ENEJ), realizado entre os dias 4 e 7 deste mês, em Gramado (RS).

Novos passos - O equipamento de coleta do óleo usado deve ficar pronto em janeiro do ano que vem. Antes disso, um teste será realizado a partir do dia 23 de setembro em um hipermercado localizado na Rua Spipe Calarge.

Conforme Zadrik, a cada litro de óleo descartado de maneira irregular outros 25 mil litros de água são contaminados. “A gente propõe fazer essa transformação. A pessoa vai poder ganhar algo em troca e se não quiser essa pontuação vai poder doar para uma entidade filantrópica”, declarou.

Projeto sobre descarte de óleo usado de cozinha foi apresentado durante o Encontro Nacional das Empresas Juniores (ENEJ) em Gramado (RS). (Foto: Divulgação)
Projeto sobre descarte de óleo usado de cozinha foi apresentado durante o Encontro Nacional das Empresas Juniores (ENEJ) em Gramado (RS). (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias