ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Caminhoneiro tem até dia 28 para renovar exame toxicológico

Quem for flagrado sem o exame após a data cometerá infração gravíssima

Por Maristela Brunetto | 01/12/2023 07:25
Caminhões na BR-262: conduzir o veículo sem exame toxicológico é infração gravíssima e pode resultar até em suspensão da CNH (Foto: Arquivo)
Caminhões na BR-262: conduzir o veículo sem exame toxicológico é infração gravíssima e pode resultar até em suspensão da CNH (Foto: Arquivo)

Os condutores de veículos com CNH (Carteira Nacional de Habitação) das categorias C, D e E têm até o dia 28 deste mês para renovar o exame toxicológico, documento obrigatório para motoristas dessas categorias, mesmo que não sejam condutores profissionais. A ausência do exame é considerada infração gravíssima, com multa de até R$ 1.467,35, valor que é dobrado para reincidentes. A situação pode gerar pontos na carteira e até suspensão, para quem reincide.

Essas categorias envolvem caminhões e veículos com mais de oito passageiros. O Detran estadual orientou os condutores a fazerem a regularização. “É importante reforçar a situação de multa após o dia 28/12/23, para os condutores habilitados nas categorias C, D e E, que estiverem com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias, independente do veículo que estiverem conduzindo. Não esperem o limite do prazo para fazer o exame”, explica Luiz Fernando, Diretor de Habilitação do Detran-MS.

A recomendação é que os motoristas procurem um dos 17 laboratórios credenciados na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para o exame, que é feito a partir de amostra de cabelo ou unha.

Feito, o resultado será lançado no sistema Renach, para as autoridades conferirem. Os condutores podem conferir a validade do exame através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Quem já o utiliza receberá mensagem de notificação quando se aproximar o vencimento do exame.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias