ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Candidatos estranham resultado de TAF em concursos da PM e bombeiros

Dentre os relatos está de candidato que teve o nome publicado duas vezes, uma como apto e outra como ausente na prova

Anahi Zurutuza | 11/06/2019 15:11
Fila de candidatos para TAF no Parque dos Poderes (Foto: Arquivo)
Fila de candidatos para TAF no Parque dos Poderes (Foto: Arquivo)

Candidatos dos concursos para o Corpo de Bombeiros e PM (Polícia Militar) apontam “erros” no resultado do TAF (Teste de Aptidão Física) publicado nesta terça-feira (11) no Diário Oficial do Estado. Dentre os relatos está de candidato que teve o nome publicado duas vezes, uma como apto e outra como ausente na prova.

“Como alguém pode estar apto e ausente ao mesmo tempo”, questiona leitor que pediu para ter a identidade preservada.

O Campo Grande News também recebeu reclamação de candidata, que pediu para não ter o nome divulgado, que diz ter certeza que passou nos TAFs que fez. Ela está na disputa por cargos tanto no Corpo de Bombeiros quando na PM. “Em um consta como ausente e em outro como inapta, sendo que a própria Fapems disponibilizou a minha ficha no site e para os dois cargos, consta como apto”.

A candidata afirma que o caso dela “não é isolado”. Dentre os inscritos, foi levantada inclusive a suspeita de fraude.

O comerciante Fabiano Lopes tenta vaga de soldado no Corpo de Bombeiros e foi considerado inapto. O caso dele, contudo, não é de erro na publicação. Ele afirma que a aplicação da prova não foi justa com os candidatos que já haviam entrado com recurso contra o resultado o exame de saúde. “Passamos quase seis horas numa sala antes de começar a prova”.

Publicação no Diário Oficial (Foto: Reprodução)
Publicação no Diário Oficial (Foto: Reprodução)

Recursos - Por meio da assessoria de imprensa, a SAD (Secretaria de Estado de Assistência Social) informou que tomou conhecimento de algumas reclamações, mas que os casos terão de ser analisados pela organizadora do concurso por meio dos recursos.

Conforme relatório da Fapems (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul) foram considerados aptos no concurso dos bombeiros, 285 candidatos. O número de inaptos é de 173 e de ausentes, 59. Já no concurso da PM são 698 aptos, 297 inaptos e 76 ausências.

André Mazini, secretário executivo da Fapems, explica que todas as provas foram filmadas e que cada caso será verificado. “O candidato tem toda condição de recorrer com tranquilidade”.

De acordo com o documento, os considerados inaptos poderão consultar o motivo e interpor recurso administrativo através da “área do candidato” disponível no site www.fapems.org.br.

O edital também prevê que o acesso às filmagens ao candidato considerado inapto. Os pedidos devem ser apresentados exclusivamente entre os dias 12 e 14 de junho de 2019, das 8h às 17h.

Direto das Ruas - As informações chegaram ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias