ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Cerca de 13 mil vacinas poderão ser remanejadas em MS

Alguns grupos em aldeias se recusaram a tomar vacina e doses podem ser aplicadas em indígenas não-aldeados

Guilherme Correia | 07/04/2021 12:15
Indígena de Mato Grosso do Sul vacinado contra a covid-19 (Foto: Divulgação/Governo estadual)
Indígena de Mato Grosso do Sul vacinado contra a covid-19 (Foto: Divulgação/Governo estadual)

Por meio de contato com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), o governo de Mato Grosso do Sul deve remanejar cerca de 13 mil doses de vacina destinadas a grupos em terras indígenas demarcadas, para aqueles que não são "aldeados".

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou nesta quarta-feira (7) que esses imunizantes estavam represados em polos indígenas, já que uma parcela desses grupos se recusou a tomar.

“Fizemos uma coleta dessas vacinas, o quantitativo será verificado hoje a tarde, cerca de 13 mil doses de vacina, e poderemos avançar mais nos grupos prioritários”, disse.

Ele detalhou que o planejamento atende determinação do MPF (Ministério Público Federal), que reivindica direitos dos próprios indígenas sul-mato-grossenses. "Aqueles que deixaram suas aldeias por várias motivações e que vieram a se instalar nos municípios de Mato Grosso do Sul. São cerca de 7 mil indígenas nessas condições”, explicou.

Historicamente subjugados, indígenas foram incluídos nas fases iniciais e prioritárias da campanha nacional de imunização, já que, devido a uma série de fatores sociais e sanitários, estão entre os mais vulneráveis à covid-19.

Recusa - Em meados de março, o mesmo movimento foi feito em aldeias de Mato Grosso do Sul, o que gerou críticas por parte de conselhos indigenistas, que alegaram haver desinformação e práticas inadequadas por parte das autoridades sanitárias. Isso fez com que parte desses grupos se recusasse a serem imunizados.

Nos siga no Google Notícias