ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com 58 mortes e 3.034 infectados no dia, MS chega a 2 contaminados por segundo

Vítima mais jovem desde ontem tinha 25 anos e morreu em Ponta Porã sem qualquer comorbidade

Ângela Kempfer | 09/06/2021 11:23
Profissional organiza fila para exames de covid em posto de saúde da Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Profissional organiza fila para exames de covid em posto de saúde da Capital. (Foto: Marcos Maluf)

O Estado atingiu mais um índice alarmante de contaminados pela covid-19 nesta quarta-feira (9). São 3.034 casos confirmados, o que representa média de 2,1 testes positivos por segundo em Mato Grosso do Sul. A média móvel de casos foi para 1.785 infectados. Outros 10 mil exames ainda estão pendentes de resultado.

Outro número alto é o de óbitos: 58 mortes entraram no boletim epidemiológico de hoje. A vítima mais jovem tinha 25 anos e faleceu  em Ponta Porã, sem qualquer comorbidade. A letalidade voltou a subir, para 2.4 no Estado.

O secretário de Saúde Geraldo Rezende lembrou dos mais de "500 dias de luta" contra a doença. Depois de bom desempenho em relação ao restante do Brasil, agora o cenário é de colapso, "o epicentro da doença no País", reforçou ele.

"Acredito que os governantes, todos eles, deveriam estar tomando decisões mais duras. A escolha é simples: entre enfrentar o mau humor momentâneo daqueles que se sentem prejudicados ou chorar ao lado das famílias daqueles que morreram".

Na avaliação de Geraldo, a confiança de que o pior já passou está matando mais a cada dia. "Perdemos o equilíbrio, perdemos o bom senso, perdemos o medo de morrer. Não paramos de crescer (nos números da covid), enquanto deveríamos estar diminuindo.

São, pelo menos, 50 mortes em média todos os dias, lembrou o secretário. "Não adianta mais gritar para aumentar leitos. Só para vocês terem ideia, a atual estrutura de saúde poderia atender uma população 10 vezes maiores que a de Mato Grosso do Sul".

Nesta quarta, 1.287 pessoas estão internadas, 544 delas em UTis. A superlotação segue, em maior índice na Macrorregião de Campo Grande, que opera 8% acima da capacidade.

Hoje, 180 pessoas estão na fila de espera por transferência para leitos em hospitais de Campo Grande.  No total, são 274 na mesma situação no Estado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias