ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com sistemas ainda fora do ar, atendimentos na Sanesul seguem suspensos

Por conta do ataque hacker, atendimentos presenciais não serão retomados esta semana

Ana Paula Chuva | 29/12/2021 11:38
Fachada da sede da Sanesul em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues | Governo de MS)
Fachada da sede da Sanesul em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues | Governo de MS)

Os sistemas da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) ainda estão fora do ar nesta quarta-feira (28), após o ataque hacker no último fim de semana. Com isso, os atendimentos presenciais seguem suspensos.

De acordo com o comunicado da empresa, durante toda a semana os atendimentos à população ficarão suspensos nos escritórios, como parte das medidas de segurança por conta da invasão cibernética registrada no fim de semana.

No entanto, a população pode solicitar serviços emergenciais através o Serviço de Atendimento ao Consumidor no telefone 0800 067 6010, disponível 24 horas. A empresa lembra ainda que apesar da suspensão nos atendimentos, o abastecimento de água não será afetado.

“ Todos os sistemas operacionais de água estão funcionando normalmente. Estamos atuando em todas as frentes, técnica, administrativa e jurídica, e junto às autoridades policiais.”, diz o comunicado da empresa.

A nota ainda reforça que a Sanesul  está apurando os fatos e “serão divulgados aos órgãos competentes quando forem conclusivos.” Além disso, informa que “Um grupo especializado e  técnico está trabalhando para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rápido possível.”, finaliza o aviso.

Ataque - Por volta das 2h10 de domingo (26), falhas no sistema da Sanesul foram identificadas. Um técnico de tecnologia da informação foi até a empresa e detectou a invasão externa. Em seguida, empresa ClickTI, terceirizada e locadora da infraestrutura do data center (centro de processamento de dados), foi notificada.

Por volta das 8h de domingo, a terceirizada diagnosticou a invasão mediante criptografia de dados em toda a estrutura. O advogado da empresa de saneamento entregou à Polícia Civil cópia da mensagem enviada pelo hacker no momento da invasão.

A invasão foi comunicada em boletim de ocorrência registrado na Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). A Polícia Civil informou que a investigação está sob sigilo.

Nos siga no Google Notícias