ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com transmissão comunitária, saúde corre contra tempo para ampliar leitos

Objetivo é aumentar o ritmo da montagem dos leitos de UTIs para atender os casos críticos

Leonardo Rocha | 14/04/2020 10:17
Com transmissão comunitária, saúde corre contra tempo para ampliar leitos
Leito de UTI no Hospital Regional de Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)

Com a transmissão comunitária do coronavírus em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde quer intensificar e acelerar a colocação de novos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos hospitais de Mato Grosso do Sul. Outra medida é reforçar a população a necessidade de respeitar o isolamento social.

“Vamos intensificar as ações contra o coronavírus, entre elas o ritmo estrutural, na montagem dos leitos (UTIs) principalmente nos locais mais críticos, avançando neste quesito, tanto em Campo Grande, como no interior do Estado”, disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em entrevista ao Campo Grande News.

Geraldo afirmou que no Estado a intenção é ampliar com mais 181 leitos de UTIs, o que representa segundo ele, 36% dos números atuais. Ele destacou que por exemplo, em Campo Grande, a intenção é montar mais 71 (estrutura), chegando assim a 93 disponíveis.

Também citou outras cidades que já ampliaram os leitos. “Em Costa Rica já tem sete (leitos de UTIs), Nova Andradina dispõe de 16 e vão ser montados mais oito (leitos), já Paranaíba serão colocados 10, Bataguassu mais cinco. Já Corumbá mais 10 e Chapadão do Sul, cinco leitos”, divulgou ele.

Gerado citou que hoje são 296 leitos (UTIs) nas unidades de saúde pública e 201 no setor privado. No mapa divulgado pelo governo estadual, tem 672 leitos clínicos adultos disponíveis para o tratamento do coronavírus, 157 leitos clínicos pediátricos, 65 leitos (adultos) de UTIs disponíveis e 06 leitos de UTIs pediátricos (disponíveis).

Também consta que já existe a ampliação de 311 (leitos clínicos adultos), 13 (leitos clínicos pediátricos) e 181 (leitos UTIs adulto). Estas informações foram publicadas hoje (14), no Diário Oficial do Estado.

Isolamento – O secretário também ressaltou a necessidade de reforçar o pedido para população respeitar o isolamento social, saindo de casa só se for necessário. Ele disse que esta cobrança para população vai continuar pelas autoridades do Estado, pois segundo ele, este distanciamento é fundamental para conter o aumento da doença no Mato Grosso do Sul.

Já foram registrados 113 casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, com quatro mortes, sendo duas em Campo Grande e duas de moradores de Bataiporã. Ontem (13) foi confirmado a chamada “transmissão comunitária”, quando não se sabe a origem do contágio da doença.

Nos siga no Google Notícias