Começa a valer o uso obrigatório de tags em caminhões e carretas
Mudança foi instituída pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)
Atenção motoristas de veículos de carga: já está valendo o uso de VPO (vale-pedágio obrigatório) por meio de etiquetas eletrônicas, as tags, ao passar pelas praças de pedágio da BR-163 em Mato Grosso do Sul.
Essa mudança é nacional e atende à Resolução 6.024, de 3 de agosto de 2023, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e não se aplica a veículos de passeio. Com isso, deixarão de ser aceitos os pagamentos por cartão ou cupom. No entanto, bilhetes emitidos até 31 de dezembro de 2024 terão validade por 30 dias.
- Leia Também
- Termina no dia 13 prazo para enviar sugestões ao novo contrato da BR-163
- Caminhoneiros só poderão pagar vale-pedágio na BR-163 de forma eletrônica
De acordo com a agência, essa transição é um passo essencial para modernizar o transporte rodoviário brasileiro e assegurar um sistema mais eficiente, justo e competitivo para todos os envolvidos.
Para informar caminhoneiros autônomos, agregados e transportadores sobre a mudança, a concessionária CCR MSVia está veiculando mensagens nos painéis eletrônicos das rodovias, além de disponibilizar canais de atendimento (chat bot/WhatsApp – 0800 648 0163 – e site) e distribuir folhetos nas cabines manuais de pedágio.
Vale-Pedágio Obrigatório - Instituído a partir da lei 10.209, de 23 de março de 2001, e estabelece que o pagamento de pedágio, por veículos de carga, é de responsabilidade do embarcador. Segundo a norma, o valor do vale-pedágio não integra o valor do frete, não sendo considerado receita operacional ou rendimento tributável.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.