ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Consórcio vai apresentar maquete da ponte sobre o Rio Paraguai a presidentes

Maquete é da ponte que será construída na divisa entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta

Por Leonardo Rocha | 30/11/2020 13:10
Maquete da ponte sobre o Rio Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Foto: Divulgação - Prointec)
Maquete da ponte sobre o Rio Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Foto: Divulgação - Prointec)

O Consórcio Prointec vai apresentar amanhã (1) a maquete da ponte sobre o Rio Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta, aos presidentes Jair Bolsonaro (sem partido) e Mario Abdo Benítez, do Paraguai, durante encontro em Foz do Iguaçu. A empresa é a responsável pelo projeto de engenharia da obra.

A obra na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, é essencial para o projeto da  “rota bioceânica”, que pretende encurtar a distância dos países da América do Sul para o Oceano Pacífico.

No encontro entre os presidentes, em Foz do Iguaçu, eles vão conferir o avanço da obra da outra ponte, que será feita entre a cidade de Santa Catarina e Presidente Franco . Esta é financiada pela margem brasileira de Itaipu. Já a ponte de Porto Murtinho será conduzida pela parte do Paraguai.

A expectativa é que com a aprovação do projeto de engenharia, a licitação da ponte em Porto Murtinho seja licitada em dezembro, para que as obras comecem no primeiro semestre de 2021.

Visita dos técnicos em julho ao local onde será construída a ponte (Foto: Divulgação/MOPC Paraguay)
Visita dos técnicos em julho ao local onde será construída a ponte (Foto: Divulgação/MOPC Paraguay)

Ações – Em julho deste ano funcionários Ministério de Obras Públicas e Comunicações do governo paraguaio e técnicos do consórcio Prointec percorreram o trecho onde será construída a ponte e visitaram a cidade de Carmelo Peralta.

A missão também contou com autoridades da Itaipu Binacional, responsável pelo investimento de US$ 75 milhões (R$ 401 milhões, na cotação atual) para a construção da ponte. Esta estrutura vai possibilitar o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul em tempo menor para o Oceano Pacífico.

Acordo – A Rota Bioceânica, que ligará o Brasil a países como Paraguai, Argentina e Chile, faz parte de acordo binacional entre Brasil e Paraguai.

O acordo entre os países, aprovado em junho de 2016, prevê a Construção de uma ponte rodoviária internacional sobre o Rio Paraguai, entre as Cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

Em dezembro de 2018, o então presidente do Brasil, Michel Temer, e o do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assinaram a autorização para a construção de duas pontes com recursos de Itaipu Binacional, sendo uma das pontes a referida Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho.

Já no mês de abril de 2020, a Comissão Mista Brasil-Paraguai aprovou a contratação do Consorcio Prointec para realizar estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, projeto final de engenharia, cadastramento e fiscalização no contexto da construção.

Com informações de Toninho Ruiz

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário