ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Copa terá monitoramento de energia para não faltar luz durante jogos

Energisa prepara operação especial em tempo real e interrompe manutenções

Por Ketlen Gomes | 11/06/2026 16:31
Copa terá monitoramento de energia para não faltar luz durante jogos
Torcedores assistem jogo do Brasil na Copa de 2018, em bar da Capital. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Nesta quinta-feira (11), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou que, durante os jogos do Brasil, nas semifinais e na final da Copa do Mundo de 2026, será realizada uma operação especial para garantir a estabilidade do fornecimento de energia elétrica, com monitoramento em tempo real do comportamento do consumo de energia no país.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O ONS anunciou operação especial para garantir o fornecimento de energia durante os jogos do Brasil, semifinais e final da Copa do Mundo 2026, com monitoramento em tempo real. A Energisa em Mato Grosso do Sul também preparou plano de atendimento e desmentiu boatos sobre desligamentos durante as partidas. O órgão divulgará boletins após os jogos e monitorará condições meteorológicas para prevenir falhas no sistema elétrico nacional.

A ação nacional contempla os jogos do Brasil na fase de grupos, nos dias 13, 19 e 24 de junho, além das semifinais, em 14 e 15 de julho, e da final, marcada para 19 de julho. Caso a Seleção avance às fases seguintes, o mesmo protocolo será adotado. Segundo o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, eventos esportivos de grande porte provocam alterações significativas no consumo de energia em todo o País.

"Durante esses jogos, é comum que o país pare, o que tem um impacto direto na operação do SIN (Sistema Interligado Nacional). Mas estamos preparados para garantir uma resposta segura e confiável durante a competição, assegurando que o sistema responda adequadamente às variações de demanda da sociedade", afirmou.

O Operador divulgará boletins especiais após os principais jogos, detalhando o comportamento da carga elétrica no SIN. Os relatórios ficarão disponíveis no site do órgão até a manhã seguinte às partidas.

De acordo com o ONS, cerca de duas horas antes dos jogos ocorre uma redução gradual no consumo de energia, provocada pela interrupção de atividades comerciais e industriais e pelo deslocamento das pessoas para acompanhar as partidas. Já no intervalo e após o apito final, o sistema registra elevações rápidas de carga, impulsionadas pelo uso simultâneo de eletrodomésticos e outras atividades domésticas.

Em Mato Grosso do Sul, a Energisa informou que preparou um plano especial de atendimento para o período da Copa. As equipes mapearam locais com expectativa de grande concentração de público, como praças, shoppings e espaços que devem receber transmissões coletivas dos jogos da Seleção.

"O foco é garantir que nossos clientes aproveitem ao máximo esse momento de confraternização. Nossas equipes estarão preparadas e de prontidão para qualquer eventualidade", afirmou o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Santana Silva.

A concessionária também desmentiu informações que circulam nas redes sociais sobre supostos desligamentos programados durante as partidas do Brasil.

"Se você receber alguma mensagem ou boato falando sobre desligamento programado nos horários dos jogos do Brasil, pode desconsiderar. A Energisa não vai realizar manutenções com interrupção de energia nesses períodos, justamente para que ninguém perca nenhum lance", declarou o coordenador.

Com o aumento da procura por telões e transmissões públicas durante grandes competições esportivas, a Energisa orienta organizadores de eventos a solicitarem ligações provisórias de energia com pelo menos cinco dias úteis de antecedência.

O pedido exige documentação pessoal e informações técnicas sobre os equipamentos que serão utilizados. A empresa também recomenda que as instalações elétricas temporárias sejam executadas por profissionais habilitados, seguindo normas de segurança para evitar sobrecargas, acidentes e interrupções no fornecimento.

Além das medidas operacionais, o ONS informou que fará monitoramento contínuo das condições meteorológicas em todo o sistema elétrico nacional. A intenção é identificar antecipadamente áreas com risco de tempestades severas e adotar ações preventivas para reduzir a possibilidade de falhas durante os jogos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.