ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Criminosos usam site falso do Governo Federal para aplicar golpes em MEIs

Fraude utiliza dados reais das vítimas e imita página do Gov.br para exigir pagamentos via Pix

Por João Vitor Marques | 15/02/2026 11:33
Criminosos usam site falso do Governo Federal para aplicar golpes em MEIs
Criminosos enviam mensagem no Whatsapp e usam site que imita a página oficial do Gov.br (Imagem: Direto das Ruas)

Criminosos estão enviando mensagens falsas para aplicar golpes em MEIs (microempreendedores individuais). O esquema começa pelo Whatsapp e redireciona a vítima para um site que imita a página oficial do Gov.br, onde constam supostos débitos pendentes com a Receita Federal. O objetivo é induzir a vítima ao pagamento imediato, geralmente por transferência bancária ou PIX.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Golpistas estão aplicando fraudes contra microempreendedores individuais (MEIs) por meio de mensagens falsas no WhatsApp. O esquema utiliza um site que imita a página do Gov.br, apresentando supostos débitos com a Receita Federal e solicitando pagamentos via PIX ou transferência bancária. A Receita Federal alerta que não realiza cobranças por mensagens e orienta que consultas sejam feitas apenas pelos canais oficiais: Portal do Empreendedor, e-CAC e aplicativo MEI. O órgão ressalta que o único CNPJ válido para pagamento do DAS é 00.394.460/0058-87, e dívidas não resultam em cancelamento do CNPJ.

As mensagens enviadas usam dados reais das vítimas, como CNPJ e razão social da microempresa, o que aumenta a aparência de legitimidade. O texto fraudulento afirma que o CNPJ do MEI (microempreendedor individual) pode ser suspenso caso não realize o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e direciona para um link em que seria possível “regularizar” o suposto débito.

O site em questão imita a página oficial do Gov.br e informa, de forma enganosa, os valores que a vítima estaria devendo. Após isso, o sistema gera um código PIX, nas opções de QR Code ou Copia e Cola. Ao tentar efetuar o pagamento, é possível observar que a empresa que receberia a quantia paga de forma fraudulenta é a “NEMO CRED”.

Criminosos usam site falso do Governo Federal para aplicar golpes em MEIs
Ao clicar no link enganoso, o site falso gera um código PIX para pagamento de dívida (Imagem: Direto das Ruas)

A Receita Federal alerta que não envia SMS ou Whatsapp para realizar cobranças de débitos de MEIs e que essas mensagens são tentativas de golpe, com o objetivo de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos para cobrança indevida. Os canais oficiais para consulta e regularização são o Portal do Empreendedor, o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) e o aplicativo MEI.

O órgão afirma que eventuais dívidas com a Receita Federal não são motivo para cancelamento do CNPJ. A orientação é que o empreendedor exclua a mensagem, não clique em links e não efetue pagamentos de boletos gerados fora dos canais oficiais do Governo Federal e da Receita.

A Receita Federal ainda orienta que, ao pagar o DAS, o cidadão deve verificar se o destino do pagamento que consta na prévia do PIX é o CNPJ 00.394.460/0058-87. Qualquer outro número é fraudulento. O empreendedor também deve desconfiar de sites que solicitem informações sensíveis ou redirecionem para páginas suspeitas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.