ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

De 5 mil CNHs gratuitas, 70% serão para motociclistas

Condutores de moto são mais vulneráveis, segundo diretor presidente do Detran, Rudel Trindade

Caroline Maldonado e Cleber Gellio | 30/03/2022 11:41
Motociclistas na Rua 14 de Julho em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)
Motociclistas na Rua 14 de Julho em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)

O programa CNH MS Social, que vai selecionar 5 mil pessoas para fazerem o processo gratuitamente, será focado em motociclistas. Do total, 70% dos selecionados devem ser condutores interessados na habilitação de moto, segundo a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Elijane Coelho.

Além disso, o programa deve ser desmembrado em dois no ano que vem, conforme revelado pelo diretor presidente do Detran, Rudel Trindade, durante o lançamento das inscrições na manhã de hoje (30).

Diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, e diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade. (Foto: Kísie Ainoã)
Diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, e diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade. (Foto: Kísie Ainoã)

“Não será só este ano. O programa vai continuar e pretendemos fazer dois programas: um como é feito hoje e outro só para motociclistas a partir de 2023. Eles [motociclistas] estão mais suscetíveis aos acidentes, porque, muitas vezes, o não habilitado quer fugir de uma blitz e causa problema maior para ele e para a sociedade. E esse programa vem para suprir essa necessidade”, comentou Rudel.

O presidente destacou ainda que 5% das vagas são para pessoas com deficiência. O sistema vai selecionar eletronicamente quem se enquadra em todos os critérios do programa, dando prioridade a maior idade, menor renda per capita, estar no CadÚnico, maior número de integrantes na família e data e hora de inscrição.

O edital do programa traz todos os critérios  e detalhes sobre o processo de habilitação dos selecionados. Nos exames, será permitido reprovar duas vezes. O programa vai pagar o segundo exame. Será permitida uma segunda reprovação, mas aí o condutor terá que pagar o custo deste exame. No caso das aulas práticas, se o aluno reprovar, o programa vai pagar mais cinco aulas práticas.

Secretário de Estado de Governo e Gestão, Eduardo Rocha. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretário de Estado de Governo e Gestão, Eduardo Rocha. (Foto: Kísie Ainoã)

Segundo o secretário de Estado de Governo e Gestão, Eduardo Rocha, o governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) também já comentou o interesse em planejar a continuidade do programa. “O governador já sinalizou que já estão preparados para isso, dar continuidade no programa, pois será muito importante para o Estado”, comentou.

Inscrições - O prazo começou hoje (30) e vai até 6 de abril pela internet. Nas primeiras duas horas o site para tentar uma vaga no programa CNH MS Social já teve 70 mil acessos. Já são 14 concorrentes por vaga.

Clique aqui para ver o edital do programa e conferir todas as regras.

Clique aqui para se inscrever.

Nos siga no Google Notícias