ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Debate vai tratar dos impactos do corredor bioceânico em MS

Discussão sobre rota internacional faz parte de um projeto e pesquisa de extensão da UFMS

Leonardo Rocha | 19/07/2020 16:07
Corredor que vai ligar os países da América do Sul ao Pacífico (Foto: Erick Wilke - Divulgação)
Corredor que vai ligar os países da América do Sul ao Pacífico (Foto: Erick Wilke - Divulgação)

A UFMS (Universidade Federação de Mato Grosso do Sul) promove amanhã (20), a partir das 14h, um debate virtual sobre os impactos da construção do corredor bioceânico para Mato Grosso do Sul. Esta rota internacional vai passar pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

A discussão faz parte do projeto de pesquisa e extensão “Corredor Bioceânico”, onde a intenção é discutir vários pontos deste processo, como a questão econômica, social e histórica da obra que envolves estes países da América do Sul, que buscam encurtar o caminho ao Oceano Pacífico.

“Será a oportunidade de levar o conhecimento produzido até agora para a população. Teremos a participação de autoridades, os pesquisadores que vão apresentar os resultados parciais e esperamos a participação de representantes de entidades, empresários e a comunidade”, descreveu o coordenador do projeto, o professor Erick Wilke.

O corredor bioceânico vai possibilitar a conexão viária do Centro-Oeste aos portos chilenos de Antoafagasta e Iquique, rumo ao Oceano Pacífico. Com a redução de custo e distância, a intenção é melhorar as condições de exportação dos produtos regionais, assim como valor mais acessível para importação de itens do mercado asiático.

O debate terá a participação do secretário estadual de Desenvolvimento e Produção, Jaime Verruck, assim como do coordenador nacional do Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos, João Carlos Parkinson, que faz parte do Ministério das Relações Exteriores.

A live será transmitida amanhã (20), a partir das 14h, pelo Facebook e Youtube do projeto de extensão. Maiores informações também estão no site destinado ao corredor bioceânico da UFMS.

Nos siga no Google Notícias