ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Decisão sobre Coaf abre corrida contra operações da Polícia Federal em MS

Os pedidos vão de suspensão de processos da Lama Asfáltica à revogação de prisão preventiva

Aline dos Santos | 16/08/2019 10:02
Defesa pediu suspensão de ação contra Giroto na Lama Asfáltica. Justiça aponta que todos os compartilhamento de informações foram autorizados. (Foto: Paulo Francis)
Defesa pediu suspensão de ação contra Giroto na Lama Asfáltica. Justiça aponta que todos os compartilhamento de informações foram autorizados. (Foto: Paulo Francis)

A decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) de paralisar investigações iniciadas com dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), sem autorização judicial, levou a uma corrida contra as operações da PF (Polícia Federal) em Mato Grosso do Sul.

Os pedidos vão de suspensão de processos da Lama Asfáltica, a maior ação contra corrupção no Estado, até revogação de prisão preventiva na Nota Fria, operação de combate ao contrabando. Contudo, quase um mês depois, a Justiça barrou todas as tentativas.

A defesa de réus na Lama Asfáltica pediu a suspensão de ações penais por lavagem de dinheiro contra Edson Giroto (ex-secretário estadual de Obras e ex-deputado federal) , Rachel Giroto, Wilson Roberto Mariano de Oliveira (o Beto Mariano, ex-servidor), João Afif Jorge (engenheiro), Mariane Mariano de Oliveira Dornellas (médica e filha de Beto Mariano), Maria Helena Miranda de Oliveira (esposa de Beto Mariano) e João Pedro Figueiró Dornellas (genro de Beto Mariano).

No pedido, a defesa afirma que a decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo, seria aplicável porque o compartilhamento dos relatórios da Receita Federal com a Polícia Federal deveria ter sido precedido de autorização judicial.

No mês passado, atendendo a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ), o presidente do STF determinou a suspensão em território nacional de processos que versem sobre o compartilhamento, sem autorização judicial e para fins penais, de dados fiscais e bancários de contribuintes. 

De acordo com decisão da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, que negou o pedido, esse não é o caso da operação Lama Asfáltica. 

“Desde o tenro principiar da investigação criminal, já restou autorizado judicialmente o compartilhamento das informações com os órgãos de controle interno da União e com a Receita Federal, de forma que a investigação esteve plenamente judicializada”.

A operação Lama Asfáltica contabiliza seis fases desde 2015 e apura prejuízos de R$ 432 milhões. As investigações são sobre a gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB). A primeira condenação foi neste ano, com sentença de nove anos para Giroto e devolução de R$ 7,6 milhões. A ação é liderada por força-tarefa composta pela PF, CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal.

Em MS, Justiça Federal negou decisões para suspender processos. (Foto: Paulo Francis)
Em MS, Justiça Federal negou decisões para suspender processos. (Foto: Paulo Francis)

Nota Fria – Thiago Giacomini, alvo na operação Nota Fria, realizada em junho pela Polícia Federal, pediu a revogação da prisão preventiva com fundamento na decisão do presidente do Supremo.

Em habeas corpus no TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), a defesa do preso sustentou que o Ministério Público Federal anexou aos autos da ação penal relatório do Coaf de movimentação financeira, sem ter previamente obtido autorização judicial.

“O Ministério Público deflagrou a operação, juntamente com a Polícia Federal, com informações de movimentação financeira obtidas sem autorização”, afirma o advogado Robson Meira dos Santos. O pedido foi negado pela Justiça Federal de Naviraí e pelo TRF 3. A defesa vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Na operação, coordenada pela PF de Naviraí, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão no Paraná e São Paulo. A ação foi de combate a contrabando e descaminho.

Justiça estadual - A decisão do presidente do Supremo motivou pedido da defesa do ex-deputado estadual Ary Rigo no processo derivado da operação Antivírus, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) sobre irregularidades no Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). A ação, realizada em agosto de 2017, investigou corrupção e lavagem de dinheiro em contratos.

De acordo com o advogado Carlos Marques, foi feito pedido à Justiça estadual para suspensão do processo. Ainda não houve decisão. Conforme o advogado, a magistrada determinou prazo para manifestação do Ministério Público antes de se decidir. 

Nos siga no Google Notícias