ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Decreto prevê permanência de família no Programa Mais Social por 24 meses

O prazo pode ser prorrogado conforme avaliação, de acordo com regulamentação publicada hoje no Diário Oficial

Silvia Frias | 16/04/2021 09:52
Cartão do Mais Social deve ser usado para compra de alimentos (Foto/Divulgação)
Cartão do Mais Social deve ser usado para compra de alimentos (Foto/Divulgação)

A partir de agora, os beneficiários do Vale Renda terão o cadastro transferido para o Mais Social, novo programa de segurança alimentar de Mato Grosso do Sul. A partir desta listagem, será avaliado se todos cumprem os requisitos para que possam receber auxílio de R$ 200. O período regular de permanência é de dois anos.

O detalhamento de como vai funcionar o programa foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado, com a regulamentação do programa instituído no dia 6 de abril deste ano.

Técnicos da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) já começaram a pesquisar este banco de dados para cruzamento de informações e definir a lista final dos beneficiários.

A estimativa é que o programe pague cerca de R$ 182 milhões por ano, em caráter permanente, atingindo até 100 mil famílias em vulnerabilidade social em Mato Grosso do Sul. As famílias indígenas incluídas no programa já receberão a cesta de alimentos, de acordo com o valor estabelecido.

Critérios - A exemplo do Vale Renda, serão beneficiados, na seguinte ordem de preferência menor renda média do núcleo familiar , chefe de família do sexo feminino, maior número de crianças de 0 a 6 anos, mulheres em situação de violência doméstica e familiar, maior número de pessoas com deficiência ou de idosos, mulheres gestantes e filhos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Conforme o caso, o beneficiário deve se comprometer a apresentar documentos que comprovem sua condição, exames pré-natais, carteirinhas de vacinação das crianças, rendimento escolar ou frequência em cursos de alfabetização.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Também, conforme o caso enquadrado, o benefício será suspenso em caso de flagrantes como o de trabalho para filhos com idade inferior a 16 anos, não localização da família em endereço cadastrado ou falta por 3 vezes consecutivas em reuniões socioeducativas.

O período regular de permanência é de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme avaliação da situação econômica e familiar do titular do benefício.

A regulamentação completa pode ser conferida na edição do Diário Oficial.

Nos siga no Google Notícias