ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Defensoria pede regime domiciliar para detentos do presídio federal em MS

Pedido feito ao TRF3, que atende MS e SP, leva em conta o risco de infecção pelo novo coronavírus de presos do grupo de risco

Silvia Frias | 18/04/2020 08:39
Defensoria pede regime domiciliar para detentos do presídio federal em MS
Pedido feito pela Defensoria é válido para presídios federais de MS e SP (Foto/Divulgação)

A DPU (Defensoria Pública da União) entrou na Justiça pedindo a soltura ou a prisão domiciliar temporária dos detentos do Presídio Federal de Campo Grande que estejam no grupo de risco para infecção pelo novo coronavírus (covid-19).

Segundo informações do O Globo, o pedido foi encaminhado ao TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, que atende os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo e serve para todos os presos de unidades federais.

Além da soltura ou prisão domiciliar, a ação também recomenda que todos os presos que praticaram crimes sem violência ou grave ameaça à pessoa, mesmo que não sejam do grupo de risco, também sejam soltos temporariamente.

O pedido é assinado pelo defensor público federal João Paulo Dorini, defensor regional de Direitos Humanos em São Paulo. Ele cita ser "alto o risco de contaminação por coronavírus a que está exposto o preso que vier a ser mantido encarcerado, por integrar algum grupo de risco".

O texto considera como integrantes do grupo de risco idosos, diabéticos, hipertensão, doenças respiratórias, doenças renais, gestantes e doentes cardíacos ou imunodeprimidos.

Um mês após o primeiro óbito, o Brasil já registra 2.171 mortes em decorrência do novo coronavírus e 34.222 infectados pela doença.

Nos siga no Google Notícias