ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Deputado preso suspeito de mandar matar Marielle Franco será transferido para MS

Chiquinho Brazão foi preso com o irmão, Domingos Brazão, e o ex-chefe da PC do RJ, Rivaldo Barbosa

Por Silvia Frias | 24/03/2024 16:22
Deputado federal Chiquinho Brazão, suspeito de mandar matar vereadora Marielle Franco (Foto/Divulgação)
Deputado federal Chiquinho Brazão, suspeito de mandar matar vereadora Marielle Franco (Foto/Divulgação)

O deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil -RJ), preso por suspeita de mandar matar a vereadora Marielli Franco e o motorista Anderson Franco, será transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande. A prisão preventiva foi determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, neste domingo.

Além de Chiquinho, também foi preso o irmão, Domingos Brazão, conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), e o ex-chefe da Polícia Civil do RJ, Rivaldo Barbosa.

Os três foram alvos de mandados de prisão preventiva expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes. A Operação Murder, Inc. foi deflagrada pela PGR (Procuradoria-Geral da República), pelo MPF-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e pela Polícia Federal (PF). O caso era investigado pela PF desde fevereiro do ano passado.

As prisões deste domingo são tratadas na PF como uma grande conquista, já que o caso havia sido terminado sem chegar a mandantes. No início do ano passado, primeiros meses do governo Lula, o novo superintendente da polícia no Rio reabriu a apuração, desta vez em âmbito federal.

Os presos passaram por audiência de custódia – de maneira remota – na sede da PF no Rio, fizeram exames de corpo de delito no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e serão encaminhados para a Penitenciária Federal de Brasília.

Segundo apurado pela Globonews, todos vão passar a noite em Brasília, em celas distantes. Depois, serão separados e enviados para presídios federais distintos: Rivaldo Barbosa vai para o presídio federal em Brasília, Chiquinho Brazão para Campo Grande e Domingos Brazão para Porto Velho (RO).

A delação premiada do miliciano Ronnie Lessa, homologada na última semana pelo STF, indica que o ex-chefe da PC fluminense participou do plano da morte da vereadora. Ele teria orientado os assassinos para que o crime não fosse executado na saída da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

O planejamento da execução teria começado no segundo semestre de 2017, após uma "descontrolada reação" de Chiquinho Brazão devido à participação de Marielle na votação do Projeto de Lei Complementar 174/2016. A proposta, de autoria de Chiquinho quando ainda era vereador, dispunha sobre a regulamentação fundiária de loteamentos e grupamentos existentes nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Itanhangá, assim como nos bairros da XVI RA – Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Domingos foi citado no processo desde o primeiro ano das investigações, em 2018, e chegou a depor no caso 3 meses após o atentado.

Chiquinho, de 62 anos, faz parte da mesma família de Domingos Inácio Brazão, que mantém influência no estado do Rio de Janeiro e tem indicados na Prefeitura do Rio de Janeiro e no governo estadual. Tem também representantes na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa fluminense, Câmara Municipal da capital e de São João de Meriti.

Ele chegou a assumir a Secretaria Municipal de Ação Comunitária da gestão Eduardo Paes (PSD) em outubro passado.

Foi exonerado, porém, em fevereiro, uma semana após a divulgação de que o líder do grupo havia sido citado nas negociações para delação premiada do ex-PM Ronnie Lessa, acusado de ser o executor do crime contra a vereadora e o motorista, em crime ocorrido em março de 2018.

Com o acordo de delação, Ronnie Lessa deve ser transferido para presídio no Rio de Janeiro, pedido que fez parte da colaboração. (Com informações da Globonews e Terra)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias