ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Detran divulga calendário de licenciamento de veículos para 2026

Prazos variam conforme o final da placa e começam em abril; o documento é diferente do pagamento do IPVA

Por Viviane Oliveira | 05/01/2026 07:50
Detran divulga calendário de licenciamento de veículos para 2026
Modelo de Licenciamento de Veículos para o exercício de 2026 (Foto: reprodução)

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5) a portaria que fixa o Calendário Anual de Licenciamento de Veículos para o exercício de 2026. O cronograma estabelece os prazos para regularização do licenciamento anual de acordo com o final da placa do veículo, conforme determina o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Detran-MS divulgou o calendário de licenciamento de veículos para 2026, estabelecendo prazos conforme o final da placa. Veículos com finais 1 e 2 devem regularizar em abril; 3 em maio; 4 e 5 em junho; 6 em julho; 7 e 8 em agosto; 9 em setembro; e 0 em outubro. O licenciamento anual, diferente do IPVA, é uma taxa obrigatória para emissão do CRLV. Para efetivar o licenciamento, é necessário que o IPVA esteja em dia, seja através do pagamento à vista ou da primeira parcela do imposto.

Conforme o documento, assinado pelo diretor-presidente do Detran, Rudel Espíndola Trindade Júnior, os veículos com placas de final 1 e 2 deverão ser licenciados em abril; final 3, em maio; finais 4 e 5, em junho; final 6, em julho; finais 7 e 8, em agosto; final 9, em setembro; e final 0, em outubro.

O licenciamento anual é diferente do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Enquanto o IPVA é um tributo estadual que pode ser pago à vista ou parcelado, o licenciamento é a taxa obrigatória para emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Na prática, o prazo para licenciar o veículo só começa após o vencimento do pagamento à vista do IPVA ou da primeira parcela do imposto.