Detran divulga calendário de licenciamento de veículos para 2026
Prazos variam conforme o final da placa e começam em abril; o documento é diferente do pagamento do IPVA
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5) a portaria que fixa o Calendário Anual de Licenciamento de Veículos para o exercício de 2026. O cronograma estabelece os prazos para regularização do licenciamento anual de acordo com o final da placa do veículo, conforme determina o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Detran-MS divulgou o calendário de licenciamento de veículos para 2026, estabelecendo prazos conforme o final da placa. Veículos com finais 1 e 2 devem regularizar em abril; 3 em maio; 4 e 5 em junho; 6 em julho; 7 e 8 em agosto; 9 em setembro; e 0 em outubro. O licenciamento anual, diferente do IPVA, é uma taxa obrigatória para emissão do CRLV. Para efetivar o licenciamento, é necessário que o IPVA esteja em dia, seja através do pagamento à vista ou da primeira parcela do imposto.
Conforme o documento, assinado pelo diretor-presidente do Detran, Rudel Espíndola Trindade Júnior, os veículos com placas de final 1 e 2 deverão ser licenciados em abril; final 3, em maio; finais 4 e 5, em junho; final 6, em julho; finais 7 e 8, em agosto; final 9, em setembro; e final 0, em outubro.
O licenciamento anual é diferente do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Enquanto o IPVA é um tributo estadual que pode ser pago à vista ou parcelado, o licenciamento é a taxa obrigatória para emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Na prática, o prazo para licenciar o veículo só começa após o vencimento do pagamento à vista do IPVA ou da primeira parcela do imposto.


