ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Detran paga 10,6 milhões para emitir CNHs em contrato emergencial

O órgão promete, em 180 dias, licitar o serviço para reduzir valores

Silvia Frias | 07/04/2021 10:59
Contrato foi firmado com Detran-MS, válido por 180 dias, com base na Lei de Licitações (Foto: Marcos Maluf)
Contrato foi firmado com Detran-MS, válido por 180 dias, com base na Lei de Licitações (Foto: Marcos Maluf)

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) fechou contrato emergencial com a ICE Cartões Especiais Ltda para emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Estado. O acordo é válido por 180 dias, avaliado em R$ 10,681 milhões.

Pelo contrato, a empresa será responsável pelo fornecimento de solução integrada para confecção, personalização e acabamento de CNH e PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Enquanto o contrato estiver em vigência, o Detran-MS elabora a abertura de licitação para contratação efetiva de empresa para a emissão de CNHs. O diretor-presidente do departamento, Rudel Trindade Jr, explicou que está sendo feito contato com as credenciadas para o serviço, como forma de ampliar a concorrência, em busca de solução eficiente e de menor custo.

A contratação emergencial foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje e assinada pelo diretor-presidente em exercício, Valter José Bortoletto. A dispensa de licitação é baseada no artigo 24 da lei 8.666/93 (Lei das Licitações), que permite a modalidade de contrato em casos de emergência ou calamidade pública e pela natureza imprescindível do serviço.

O contrato firmado com a ICE Cartões terminou em março de 2021 e, segundo Rudel Trindade, foi mantido por 180 dias para não prejudicar o atendimento à população.

Durante esta vigência, o Detran irá publicar licitação para nova contratação. Trindade explica que está buscando contato com as empresas credenciadas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Segundo o diretor-presidente, são pelo menos 8 autorizadas pelo órgão federal a emitir o documento. “É sistema sofisticado, abrangente, uma base da dados que o governo está usando para outros fins, como prova de vida, por exemplo”, disse Trindade.

A previsão é que a licitação seja publicada em prazo de até 40 dias.

A ICE Cartões foi uma das empresas investigadas na 7ª fase na Operação Lama Asfáltica, a "Motor de Lama", que apurava o pagamento de propinas e evasão de divisas, em esquema iniciado na gestão do governo André Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias