ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Eleitor enfrenta problemas para consultar e-Título

Foi o domingo de eleições chegar e os problemas começaram; recomendação é insistir

Anahi Zurutuza | 15/11/2020 10:21
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Advogado que está com dificuldade para justificar a ausência printou tela para provar (Foto: Direto das Ruas)
Advogado que está com dificuldade para justificar a ausência printou tela para provar (Foto: Direto das Ruas)

Até ontem (14), o Campo Grande News não havia recebido reclamações sobre dificuldades para baixar e acessar o e-Título, recurso disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela primeira vez esse ano. Foi o domingo de eleições chegar e os problemas começaram. Além da instabilidade para usar o aplicativo, também há eleitores sem conseguir consultar o local de votação no site do TSE.

“Eu não consigo consultar pra ver se mudou o local pra eu ir votar. Coloco meu nome, nome da minha mãe, data de nascimento e não aparece nada”, comentou Vanessa Fouttoura em matéria publicada no Twitter do Campo Grande News sobre as funcionalidades do e-titulo.

“Não está funcionando. Está dando erro para todo mundo”, afirmou Manuel Delgado também pelo Twitter.

O advogado Felipe Lopes de Lara, advogado, 30 anos, precisa justificar a ausência pelo aplicativo. Ele está com a covid-19 e, portanto, isolado em casa. “Estou tentando entrar pra justificar através do App e não consigo. Toda hora aparece não foi possível”.

A recomendação é continuar tentando. Para justificar a falta, por exemplo, o eleitor tem prazo de 90 dias. “Tá sobrecarregado, mas continua tentando que dá certo sim. Eu já consegui hoje cedo!”, disse a leitora Larissa Trelha respondendo a outros internautas no Twitter.

Já sobre o site do TSE, a reclamação chegou de leitor que não revelou o nome. “Estou tentando procurar meu local de votação no site do TSE, mas não informa. Parece q tá com algum problema. Não sai dessa tela”.

Página do TSE com problema para carregar (Foto: Direto das Ruas)
Página do TSE com problema para carregar (Foto: Direto das Ruas)

O App – Neste ano de pandemia, o e-Título no celular virou uma "mão na roda". Além de poder ser usado para identificação na seção e para consultar o local de votação (o aplicativo dá até a rota pelo Google Maps), uma nova funcionalidade foi adicionada ao aplicativo. Agora, os eleitores também podem justificar a ausência com poucos toques na tela do aparelho.

O App é fácil de ser acessado. Basta baixa-lo gratuitamente em uma das lojas virtais, App Store ou Play Store, por exemplo, e colocar o número do CPF, sem a necessidade de ter na cabeça os dados eleitorais. A Justiça Eleitoral faz algumas perguntas para confirmar se você é você mesmo e pronto.

Serviço - O aplicativo e pode ser baixado clicando nas opções Android ou  IOS. É só clicar nos links.

Android - Entre na loja Play Store e pesquisa por e-Título ou clique aqui para ir direto. Com o aplicativo certo, aperte em "Instalar".

IOS - Acesse a loja App Store e pesquise por e-Título, ou clique aqui para ir direto. Após verificar o aplicativo, selecione "obter". Coloque a senha do ID Apple e aguarde fazer a instalação.

Nos siga no Google Notícias