A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

26/06/2019 13:12

Em MS, 24% dos professores não têm formação compatível com o que ensinam

Docentes lecionam nos anos finais do ensino fundamental. Pesquisa é do movimento “Todos pela Educação”

Izabela Sanchez
Um quarto dos professores de MS leciona sem formação específica para disciplinas. (Foto: Arquivo)Um quarto dos professores de MS leciona sem formação específica para disciplinas. (Foto: Arquivo)

Em 2018, 24% dos professores de Mato Grosso do Sul não tinham formação compatível com “quaisquer” das disciplinas que ensinavam para os últimos anos do ensino fundamental.  O dado foi levantado pelo movimento "Todos pela Educação", que divulgou esta semana o Anuário Brasileiro de Educação Básica 2019.

Além disso, para as classes do ensino médio, essa proporção alcança 23,7% dos professores. O Anuário Brasileiro de Educação Básica é um panorama geral da educação no Brasil, abrange diversas modalidades e tem como “bússola” as 20 metas do PNE 2014-2024 (Plano Nacional de Educação) do Ministério da Educação.

Em todo o Brasil, segundo a pesquisa, 37,8% dos docentes não possuíam titulação compatível com as disciplinas que lecionavam nos anos finais do fundamental, em 2018. O mesmo ocorreu com 29,2% dos educadores do Ensino Médio.

O PNE estabelece que “em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios”, todos os professores e professoras da educação básica possuam “formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam”.

Formação – O Anuário também mostrou que em Mato Grosso do Sul, dos professores que estão na sala de aula responsáveis pelo ensino básico em Mato Grosso do Sul, 7% concluíram apenas o ensino médio. Além disso, há, no Estado, docentes que estudaram apenas até o nono ano, 0,1% dos profissionais.

Em 2018, aponta o relatório, 2,1% ensinavam tendo cursado apenas ensino médio e magistério. Os outros 90,8% possuíam formação superior, 87,4% em cursos de licenciatura e 3,4% sem licenciatura.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions