ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Em MS, pelo menos 32 crianças com microcefalia ganham direito à pensão

Medida provisória publicada nesta quinta-feira (5) instituiu benefício às famílias de bebês nascidos entre 2015 e 2018

Jones Mário | 05/09/2019 12:05
Associação “Renasce uma Nova Esperança” atende crianças com microcefalia (Foto: Divulgação)
Associação “Renasce uma Nova Esperança” atende crianças com microcefalia (Foto: Divulgação)

Medida provisória publicada nesta quinta-feira (5) instituiu pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do zika vírus, nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018. Em Mato Grosso do Sul, 39 famílias podem ser beneficiadas pela ação.

Conforme boletim epidemiológico do Cievs/MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), subordinado à SES (Secretaria de Estado de Saúde), 32 casos de síndrome congênita associados ao zika vírus registrados entre 2015 e 2018 foram confirmados. Outras quatro ocorrências foram classificadas como “prováveis” e três resultados considerados “inconclusivos”.

A maior parte dos casos confirmados são de bebês nascidos em Campo Grande (14), seguida por Dourados (4). Ao todo, 12 municípios do Estado tiveram ocorrências constatadas.

A epidemia de zika vírus afetou principalmente o Nordeste do Brasil no primeiro semestre de 2015. O problema levou o País a permanecer sob estado de emergência em saúde pública por 18 meses, até maio de 2017, quando os casos de zika e microcefalia começaram a cair.

Segundo medida provisória, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a pensão às crianças com microcefalia será mensal, vitalícia e intransferível, no valor de um salário mínimo. O reconhecimento do benefício é condicionado à desistência de ação judicial que tenha por objeto pedido idêntico.

O requerimento para obter a pensão especial deve ser feito no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A criança passará por exame de perito médico federal para constatar a relação entre a microcefalia e a contaminação pelo zika vírus.

INSS e Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) adotarão as medidas necessárias para operar a pensão especial em prazo de até 60 dias.

Dados – De acordo com o Cievs/MS, não foram registrados casos de síndrome congênita em 2019. Ao todo, 71 ocorrências foram notificadas de 2015 a 2018, das quais 32 foram descartadas.

Após sete casos detectados em 2015, Mato Grosso do Sul atingiu o pico de notificações em 2016, com 49. O Cievs/MS atribui o índice à maior sensibilização dos profissionais da saúde para a identificação de casos suspeitos. Foram registradas mais dez ocorrências em 2017 e outras cinco no ano passado.

O Cievs/MS também confirmou duas mortes fetais ou neonatais por infecção associada ao zika vírus no Estado. Os óbitos ocorreram em Campo Grande e Dourados.

Doença - O zika vírus é classificado como um arbovírus, transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos. À exemplo da dengue e da febre chikungunya, seu principal vetor é o Aedes aegypti.

O ministério da Saúde expõe que o zika vírus apresenta risco superior a outras arboviroses. Uma das principais complicações é a microcefalia, caracterizada por deformação dos ossos do cabeça em função do não crescimento adequado do cérebro.

Na maior parte dos casos, a infecção por zika vírus é branda e tem cura espontânea depois de 10 dias. Porém, no caso de o feto ser infectado durante a gestação, este pode desenvolver lesões cerebrais irreversíveis e ter comprometida sua estrutura em formação.

Nos siga no Google Notícias