ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Lei prevê medidas de orientação sobre risco de dengue e zika em grávidas

Intenção é reduzir os casos destas doenças, que podem provocar, como consequência, a microcefalia em bebês

Mayara Bueno | 23/07/2018 08:37
Projeto quer orientar grávidas sobre dengue, zika, chikungunya. (Foto: Alcides Neto/Arquivo).
Projeto quer orientar grávidas sobre dengue, zika, chikungunya. (Foto: Alcides Neto/Arquivo).

Se tornou lei estadual a proposta que prevê medidas de orientações para prevenir dengue, zika vírus e chikungunya em gestantes. A sanção do governo de Mato Grosso do Sul saiu no Diário Oficial desta segunda-feira (dia 23).

De acordo com o texto, a intenção é reduzir casos destas doenças em grávidas, em virtude da possibilidade de causar microcefalia em bebês.

Quando apresentou a medida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (MDB), lembrou que, em 2016, MS apresentou uma "verdadeira explosão" de casos de contaminação.

A ideia é que seja incluído nos programas de pré-natais esclarecimentos às grávidas sobre os riscos e demais informações sobre o mosquito transmissor, Aedes aegypit.

Também prevê atualização das vacinas de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e informação à gestante sobre o risco relacionado ao uso de determinados medicamentos.

De acordo com o texto, caberá às unidades públicas e particulares que prestam assistência de saúde a incluir os esclarecimentos sobre os riscos de contaminação às gestantes, em seus respectivos programas de pré-natal, tendo uma parte específica sobre a questão da microcefalia e como ocorre sua incidência nestes casos.

Outra medida de apoio será um levantamento das gestantes feitas por agentes comunitários de saúde, com as visitas nas residências para além de orientar e esclarecer dúvidas, também avaliar (agentes de endemias) se existem focos de mosquito da dengue. Estas equipes precisam passar por programas de capacitação para explicar todo este cenário ao morador.

A proposta também requisita que a rede pública de saúde faça a distribuição de repelentes, que devem seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nos siga no Google Notícias