ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em MS, sete em cada dez pessoas estão com excesso de peso

Levantamento mostra também que 36,6% da população estadual está com obesidade

Ana Paula Chuva | 13/10/2021 12:53
Pessoas andando no Centro de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Pessoas andando no Centro de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Governo de MS)

Sete em cada dez pessoas estão com excesso de peso em Mato Grosso do Sul, é o que aponta levantamento divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). O número representa 69,3% da população estadual, ou seja, 1,9 milhão de habitantes do Estado.

Além disso, o estudo mostra que e 36,6% está com obesidade, que representa pouco mais de 1 milhão de pessoas. Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020, o Estado tem 2.839.188 habitantes.

Para o secretario estadual de Saúde, Geraldo Resende, esse alto índice da obesidade tem sido um dos maiores problemas no SUS (Sistema Único de Saúde).

“A elevada prevalência de obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) e também está associada à perda de qualidade de vida em razão da má alimentação. Em contrapartida, a desnutrição decorrente da falta de acesso ao alimento e da má alimentação, também tem causado preocupação”, declarou Resende.

De acordo com estudo do Ministério da Saúde, em 2019, 63% das pessoas atendidas na APS (Atenção Primária a Saúde) no Brasil está com excesso de peso e 28,5% apresentaram obesidade. Estima-se que no País, as mortes prematuras por DCNT correspondam a 74% dos óbitos registrados no País.

Em MS, o cenário atual é de sete em cada dez pessoas com excesso de peso e três com algum grau de obesidade. Para o nutricionista da GEAN (Gerência Estadual de Alimentação e Nutrição), Anderson Holsbach, a má alimentação tem impactado diretamente nos problemas relacionados à saúde.

“A má alimentação tem maior impacto negativo na saúde das pessoas, quando comparado ao fumo, álcool, poluição e drogas. Por isso, é importante ressaltar programas e políticas que propiciam acesso a uma alimentação saudável, uma vez que as melhorias na alimentação da população poderiam prevenir 1 em cada 5 mortes no mundo”, afirmou Anderson.

Além disso, Holsbach explicou que no ano passado em Mato Grosso do Sul, 15,9% das crianças menores de 5 anos atendidas na APS estavam com excesso de peso, entre 5 e 9 anos, o percentual era de 31,8%.

“Dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade segundo IMC (Índice de Massa Corporal) para idade. Quanto aos adolescentes, 31,9% e 12,0% apresentavam excesso de peso e obesidade, respectivamente.”, afirmou o nutricionista.

Durante a pandemia, foram enviados pelo Governo Federal ao Estado R$ 14 milhões para programas de enfrentamento a obesidade. Atualmente, o Estado conta com os seguintes programas: Crescer Saudável, Proteja, PSE (Programa Saúde na Escola) e Academias da Saúde.

Nos siga no Google Notícias