ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em reunião, Mandetta sugere adiar eleições: "Vai ser uma tragédia"

Ministro teme que ações políticas possam "contaminar" ações de combate ao novo coronavírus

Silvia Frias | 22/03/2020 14:58
Mandetta sugeriu mandato tampão para prefeitos e vereadores (Foto/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Mandetta sugeriu mandato tampão para prefeitos e vereadores (Foto/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou o adiamento das eleições municipais, previstas para outubro deste ano. Em teleconferência hoje, com prefeitos de todo o Brasil, Mandetta alerto para o risco da ação política contaminar as ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). “Vai ser uma tragédia”, disse.

Segundo informações do jornal O Globo, o ministro disse que esse é o momento para o Congresso Nacional tratar o assunto, sugestão dada ao responder ao questionamento do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), que havia pedido liberação de recursos e, segundo ele, estariam sendo represados pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

“Estou alertando que todos vocês precisam, com todas as diferenças políticas, [se entender]. Aliás, eu faço aqui até uma sugestão para vocês discutirem. Está na hora do Congresso olhar e falar ‘olha, adia’”. A sugestão de Mandetta e que se faça mandato tampão de prefeitos e vereadores. “Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia.Vai todo mundo querer fazer ação política”.

Na última quinta-feira, o ministro do STF(Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, que presidirá o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir de maio, disse não cogitar o adiamento das eleições. Ele acredita que até outubro, data da votação, a pandemia já estará sob controle.

Na reuniao, Mandetta indicou ainda que é preciso ter um diálogo aberto e eficiente entre os entes da federação. “Nós não podemos [repassar recursos] de forma desintegrada. Eu faço de um jeito, vocês de outro. Eu vou descentralizar e fazer com que vocês trabalhem com o máximo liberdade”, disse.

Nos siga no Google Notícias