ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em uma semana, casos confirmados de coronavírus dobraram em Mato Grosso do Sul

Um dos pacientes recentes é de Três Lagoas e não tem histório de viagem, o que indica transmissão comunitária no Estado

Anahi Zurutuza | 01/04/2020 16:33
Hospital Regional é referência no tratamento da doença em Campo Grande, com 58 UTI já montadas. (Foto: Kisie Ainoã)
Hospital Regional é referência no tratamento da doença em Campo Grande, com 58 UTI já montadas. (Foto: Kisie Ainoã)

De ontem para hoje, foram mais três positivos e uma cidade incluída na lista de municípios de Mato Grosso do Sul onde o novo coronavírus confirmadamente contaminou habitantes. No entanto, o dado mais importante do boletim epidemiológico desta quarta-feira, 1º de abril, é que em uma semana, o número de confirmados dobrou no Estado.

Se o avanço do vírus continuasse no mesmo ritmo de dez dias atrás, a previsão das autoridades era que a quantidade de pessoas contaminadas dobrasse a cada dois dias. Teríamos, já nesta primeira semana de abril, pelo menos 30 mil pessoas, doentes ou não, com o coronavírus. A previsão, por enquanto, não se concretizou. “Temos média de 7 dias para duplicação de casos confirmados”, explicou a secretária-adjunta de Saúde do Estado, Christine Gonçalves Maymone, na transmissão ao vivo desta tarde.

Secretária-adjunta de Saúde do Estado, Christine Gonçalves Maymone, na transmissão ao vivo desta tarde (Foto: Reprodução)
Secretária-adjunta de Saúde do Estado, Christine Gonçalves Maymone, na transmissão ao vivo desta tarde (Foto: Reprodução)

Um dos novos casos confirmados é um homem de 53 anos, morador de Três Lagoas, conforme divulgou o Campo Grande News na manhã de hoje. Ele está internado.

Embora o paciente não tenha histórico de viagem, segundo a Prefeitura de Três Lagoas, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) ainda não declarou a transmissão comunitária (ou local) do coronavírus em Mato Grosso do Sul – quando é impossível detectar o foco do contágio e por isso, fica evidente a circulação do vírus naquela localidade. O boletim diz que a secretaria ainda investiga a situação.

Em Campo Grande, o número de casos subiu de 37 para 38. Dourados teve o terceiro confirmado hoje, um homem, de 60 anos, que é marido da paciente, de 52, que já havia testado positivo.

Do total de pessoas confirmadas, sete estão com a Covid-19 e precisaram de internação. Outras 16 estão em isolamento domiciliar e 27 finalizaram a quarentena, sem sintomas. Na conta entra ainda a morte da idosa, de 64 anos, moradora de Batayporã.

O número de suspeitos também subiu, de 38 para 39, mas o número de cidades com casos em investigação caiu de 16 para 14 de ontem para hoje.

Confira mais detalhes aqui.

Nos siga no Google Notícias