ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Equipes de combate a incêndios no Pantanal recebem doação de água e energético

Mais de 13 mil garrafas dos produtos foram entregues à Defesa Civil, nesta terça-feira; doação foi feita por cervejaria

Liniker Ribeiro | 29/09/2020 17:13
Garrafas de água doadas por empresa de bebidas, da Capital, para brigadistas que atuam na força-tarefa de combate aos incêndios, no Pantanal (Foto: Divulgação)
Garrafas de água doadas por empresa de bebidas, da Capital, para brigadistas que atuam na força-tarefa de combate aos incêndios, no Pantanal (Foto: Divulgação)

Mais de 13 mil garrafas de água e energético foram doadas a integrantes da força-tarefa que atuam na linha de frente de combate aos focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. As doações, oferecidas por empresa de bebidas da Capital, auxiliarão equipe de aproximadamente 60 brigadistas do Corpo de Bombeiros, além de voluntários e outros 120 militares que, a partir de hoje (29), reforçam os trabalhos na região.

Só na região da Serra do Amolar, em Corumbá, a 419 quilômetros da Capital, além de devastar grandes áreas de vegetação, as chamas colocam em risco famílias ribeirinhas há pelo menos uma semana.

O trabalho dos brigadistas sensibilizou representantes da empresa. “Temos consciência de que a situação é bastante crítica no Pantanal e não poderíamos ficar de fora, sabendo que temos dois produtos imprescindíveis para manter a saúde de quem está na linha de frente do combate aos incêndios”, afirma Márcio Mendes, presidente da Cervejaria Bamboa, referindo-se aos dois produtos doados, água e energético.

Militares do Exército na entrega dos fardos de bebidas que serão enviados ao Pantanal (Foto: Divulgação)
Militares do Exército na entrega dos fardos de bebidas que serão enviados ao Pantanal (Foto: Divulgação)

“A água auxilia na hidratação e o energético permite que os brigadistas tenham mais energia no dia a dia do trabalho”, reforça Mendes.

As doações a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foram entregues na tarde desta terça-feira. Equipe da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, com apoio do Exército, ficou responsável pela retirada dos produtos doados.

Situação dos incêndios - Nova atualização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) aponta que o bioma Pantanal já conta com 23% de área queimada pelo fogo, este ano. Somente em Mato Grosso do Sul, 1.408 milhão de hectares foram devastados.

Só no último fim de semana, de acordo com a Semagro, foram registrados 17 focos de incêndios, na sexta-feira, enquanto no sábado foram mil.

Conforme a meteorologia, o calor e tempo seco devem continuar nos próximos dias, dificultando o combate ao fogo. O Cemtec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) prevê chuva somente a partir de 11 de outubro, com acumulado de até 20 milímetros, em todo o Estado.

Nos siga no Google Notícias