ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Estado aposta todas as fichas em vacina contra risco da variante Delta

Mutação da covid-19, ainda mais transmissível, foi detectada em 11 estados e, destes, 4 fazem divisa com MS

Jhefferson Gamarra | 06/08/2021 15:28
Uso de máscara e outras medidas de biossegurança devem ser reforçadas para evitar a proliferação da variante. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Uso de máscara e outras medidas de biossegurança devem ser reforçadas para evitar a proliferação da variante. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, nenhuma barreira pode evitar a chegada da variante Delta a Mato Grosso do Sul. O mesmo ocorreu com a covid-19, que, apesar das ações no início da pandemia, se instalou aqui como em todo o resto do mundo. Apesar de não conseguir evitar ou prever a chegada do vírus, o Estado mantém, rotineiramente, um sequenciamento, para detectar as variantes em circulação.

Para evitar que a variante Delta eleve os casos de contaminação e provoque um novo colapso na saúde do Estado, o titular da saúde, aposta única exclusivamente na vacinação em massa da população.

“Ainda não tivemos casos registrados, mas a única saída, é a imunização em massa. Se continuar chegando vacinas e o Estado continuar vacinando como vem fazendo agora, em breve, vamos atingir a imunidade coletiva e mais difícil será o colapso provado pela variante”, garante Resende.

No final do mês de julho, o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, disse ao Campo Grande News, que a variante Delta já deve estar em circulação em Campo Grande, mas garantiu que a vacinação contra a doença tem sido eficiente para conter casos graves.

Presente em pelo menos 11 estados brasileiros, e apontados por especialistas como mais contagiosa, a variante Delta, mutação da covid-19, está “cercando” Mato Grosso do Sul. Pelo menos, 4 dos 5 estados da divisa tiveram casos de contaminação pela variante confirmados.

Até esta quinta-feira (3), não há registro oficial de detecção desta mutação em território sul-mato-grossense. Enquanto a doença tiver hospedeiros para infectar, o vírus poderá continuar sua mutação, sem que se possa prever totalmente sua chegada e disseminação em qualquer território.

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro divulgou uma estimativa de que a Delta já representa 26,09% do total de casos no Estado. Em São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz aponta que a delta já corresponde a 23% dos casos de covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde da cidade aponta que esse número deve aumentar bastante nas próximas semanas.

Além de Rio de Janeiro e São Paulo, a variante foi confirmada também no Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nos siga no Google Notícias