ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Estado não atinge meta de vacinação contra poliomielite desde 2016

Em ano de pandemia, a cobetura, que já vem decrescendo ano a ano, deve ser ainda menor

Lucia Morel | 20/09/2020 07:43
Duas das principas vacinas para crianças até um ano de idade em Mato Grosso do Sul tiveram redução significativa em sua cobertura nos últimos anos. (Foto: Divulgação Sesau)
Duas das principas vacinas para crianças até um ano de idade em Mato Grosso do Sul tiveram redução significativa em sua cobertura nos últimos anos. (Foto: Divulgação Sesau)

Com redução gradativa e constante na cobertura vacinal, principalmente de crianças, o alerta para o retorno de certas doenças se acende. Em Mato Grosso do Sul, duas das principais vacinas que devem ser aplicadas até 1 ano de idade não alcançam a população ideal desde 2016  e 2017.

Uma delas é a que combate a poliomielite, erradicada no Brasil desde 1986, quando ocorreu o último caso registrado. A redução começou a dar sinais ainda em 2014, mas foi em 2016 o primeiro ano em que houve cobertura abaixo dos 95% previstos.

Dados do SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde mostram que entre 2013 e 2015, a cobertura vacinal do imunobiológico variou entre 100,05% e 112,54%, ou seja, superou a meta estabelecida pelas autoridades em saúde.

Já em 2016 o alcance ficou em apenas 87,46%, dando salto expressivo em 2018, quando atingiu 101,73%, mas caiu novamente no ano passado, período em que a cobertura fechou em 92,47%, novamente abaixo do necessário.

Para este ano, os números esperados são ainda piores, já que há a pandemia, que limitou alguns serviços e obrigou o distanciamento e mesmo o isolamento em alguns casos.

O gerente de imunizações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Evandro Ramos, explica que o prejuízo em 2020 será, além de outros fatores, decorrente da redução da chamada busca ativam, feita pelos agentes de saúde nas casas. O serviço deve ser retomado somente em outubro.

Penta - Outra vacina que teve queda significativa em sua cobertura foi a pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Fonte: SI-PNI
Fonte: SI-PNI

Os números do SI-PNI mostram alcance menor que 95% desde 2017, quando o índice de crianças imunizadas chegou a 92,79% da meta. No ano seguinte, 94,80% e em 2019, somente 85,15% do público a que é destinada foi vacinado.

Evandro lembra que em todo ano passado e ainda em 2020, houve desabastecimento do medicamento em todo Brasil, prejudicando o alcance. Mas mesmo assim, a queda brusca dos últimos anos, revela o que ele classificou como “fake news de boca a boca”, que seria o fato de porque uma vacina está em falta, os pais não levam os filhos para serem imunizados com nenhuma. “Infelizmente acontece”.

Multi fatores - Ainda assim, o gerente afirma que tem havido uma redução gradativa na aplicação, decorrentes de inúmeros fatores que não apenas do “diz-que-me-diz”.

“Tem uma questão histórica aí. O movimento contra vacina veio com força e infelizmente muitas pessoas acreditam que a vacina não faz efeito nenhum ou que é um mecanismo de controle”, lamenta.

Além disso, há os próprios pais que muitas vezes atuam com descaso junto à saúde dos filhos, além das fake news de fato, que informam erroneamente sobre imunização, e também a baixa procura em si, muitas vezes provocada por uma falsa sensação de que a doença não existe mais. “São fatores que se complementam e que não sabemos dizer quanto de cada um influencia na baixa imunização”.

A pólio mesmo, teve o último caso registrado em 1986. “Aparenta que a população tem a falsa impressão que a doença foi erradicada pra sempre. Uma falsa sensação de segurança. Mas se há população não imunizada, a doença pode voltar”, afirma.

Esse é o principal problema decorrente da baixa cobertura. E segundo o especialista avalia, a tendência é que as coberturas caiam cada vez mais. Isso porque não é apenas nas vacinas para crianças que ocorre a redução, mas também nas de adultos. “O sarampo mesmo. Já temos sete casos em Campo Grande e era uma doença erradicada”, disse. Leia mais aqui.

Entre as outras vacinas cuja cobertura reduziu estão a de febre amarela, meningite, tuberculose e rotavírus.

Sobre a BCG, cuja cobertura é alta, Evandro afirma que ela é aplicada assim que a criança nasce, no próprio hospital, por isso o alcance seria maior. Quanto à segunda dose da Tríplice Viral, que também apresenta baixa cobertura, ele diz que pode ser aplicada até os dois anos de idade.

Reversão – Na tentativa de reverter o quadro – que é melhor em MS que no restante do País – o gerente afirma que as buscas ativas serão retomadas e ainda em outubro, será aberta uma campanha de multi vacinação em Campo Grande, na expectativa de recuperar   o tempo perdido por causa da pandemia.

Nos siga no Google Notícias