Estado rebate falta de kits e tem capacidade para 15 mil exames
Desde o início da epidemia do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, que registrou os dois primeiros casos em 14 de março, o Ministério da Saúde já encaminhou ao governo do Estado, 600 kits para exames de detecção da doença, com capacidade para realizar 15 mil exames.
A informação foi repassada pela secretária-djunta de saúde do Estado, Christine Maymone, ao rebater a informação de que estariam faltando kits. Segundo ela, “os insumos são suficientes para realizações dos testes. A demanda está sendo atendida conforme os casos estão surgindo, em uma média diária de 50”, sustentou.
Numa primeira leva foram 240 kits recebidos, e na última segunda-feira, outros 360 chegaram. Cada kit tem capacidade para realizar 25 diagnósticos.
O responsável pelos exames é o Lacen/MS (Laboratório Central de MS) e os resultados ficam prontos entre 24h a 72h, após o recebimento das amostras.
Reafirmando que não há falta dos kits, o diretor da Lacen, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, disse que “nesta e na semana passada, recebemos do Ministério da Saúde kits de diagnóstico. Com tudo isso, nossa demanda de coronavírus está em dia, os exames estão sendo feitos e liberados em tempo oportuno e isso é reconfortante”.
Segundo ele, a tendência é que os trabalhos de diagnósticos sejam intensificados nos próximos dias e diz que o que já foi feito até agora, “nos prepara para a demanda que tende a aumentar daqui para frente”, afirma.