ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Estado ultrapassa 3 mil infectados por covid-19, com 8 mortes em apenas 12 dias

No dia 31 de maio eram 1.489 casos e 20 óbitos; hoje são 3001 com 28 pessoas mortas

Ângela Kempfer | 12/06/2020 10:52
Sepultamento de vítima da covid-19 em Campo Grande, na segunda-feira passada.
Sepultamento de vítima da covid-19 em Campo Grande, na segunda-feira passada.

A semana termina tensa em Mato Grosso do Sul. Os números da pandemia impressionam na comparação ao fim de maio. Desde o dia 31, as confirmações de covid-19 dobraram.

De 1489 infectados no fim de maio, hoje o Estado atingiu 3.001 contaminados. As mortes, que em média eram de 10 ao mês, avançaram assustadoramente na última semana, foram 8 em 12 dias, 28 no total.

Mato Grosso do Sul também atingiu a maior taxa de internados em UTIs: 32 nesta sexta-feira (12), com mais 40 pessoas nas enfermarias dos hospitais.

Dourados registrou 50 novos casos em 24 horas e já soma 899 contaminados. Outros 17 testes positivos vieram de Corumbá, 13 de Rio Brilhante e 3 em Chapadão do Sul.

Angélica, Deodápolis, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia registraram apenas dois novos casos cada. Glória de Dourados, Mundo Novo e Três Lagoas, apenas um novo caso. Novo Horizonte do Sul e o 55º município a entrar no mapa da covid-19, com o 1º caso hoje.

Depois do susto de ontem, com 126 testes positivos em 24h, o número de Campo Grande caiu. A Capital registrou 48 infectados em 1 dia. Mesmo assim, a quantidade segue alta, diante da média de 12 por dia em maio. No total, são 608 contaminados.

A progressão já em 55 municípios sul-mato-grossense é fácil de entender, na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde. A taxa de isolamento é “pecaminosa”, comenta o secretário Geraldo Resende. “As pessoas só vão acreditar quando ocorrer nas suas famílias”.

Entre casos em isolamento e internados, 1.422 pessoas seguem com sintomas ativos. Outros 1.552 pacientes que eram monitorados já estão recuperados, segundo a Secretaria.

Na avaliação de Geraldo Resende, essa realidade de óbitos deve continuar. “Certamente será reproduzida nos próximos dias”, reforça.

A secretária-adjunta da SES, também lembra que a época mais perigosa para a disseminação do coronavírus nem sequer chegou: o inverno. "O frio ainda nem chegou, apareceu até agora em períodos bastante rápidos. Então, fique em casa".

Mortes - Nos últimos 2 dias, quatro pessoas morreram vítimas da covid-19 em Mato Grosso do Sul. O último óbito foi divulgado na manhã de hoje, um caminhoneiro de 53 anos, de Corumbá.

Ontem à noite, a vítima foi o policial civil Waldir Rojas, de 52 anos, que não resistiu depois de passar 15 dias internado no Hospital Regional de Ponta Porã .

Também ontem (11), senhor de 80 anos, morador da cidade de Rio Brilhante, faleceu no hospital Santa Rita, em Dourados, onde estava internado desde o final de semana.

A outra morte comunicada na quinta-feira foi na cidade de Sidrolândia. Mulher de 61 anos faleceu no dia 07 de junho, com sintomas de coronavírus. Neste caso foi feito o exame e o resultado que ela portava a doença foi divulgado apenas ontem pelo Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias