ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Falta de profissionais compromete habilitação de novas UTIs no Estado

Principal hospital do Estado, vinculado ao governo estadual, tem a mesma quantidade de leitos de terapia intensiva desde janeiro

Guilherme Correia | 01/03/2021 12:10
Profissional de saúde atende paciente internado em leito de terapia intensiva na Capital (Foto: Saul Schramm/Governo estadual)
Profissional de saúde atende paciente internado em leito de terapia intensiva na Capital (Foto: Saul Schramm/Governo estadual)

Com crescimento de aproximadamente 37% nas internações pelo novo coronavírus em hospitais de Mato Grosso do Sul, fica evidente a preocupação por parte de autoridades em Saúde no que diz respeito a estrutura hospitalar para atender esses pacientes. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o Estado não tem condições de habilitar novos leitos de terapia intensiva por falta de "recursos humanos".

Em transmissão oficial na manhã desta segunda-feira (1º), ele afirmou que não depende apenas da quantidade de insumos e equipamentos. De acordo com ele, essa falta de recurso - que era mais evidente no início da pandemia - já foi superada pelo governo estadual.

Não temos como ampliar leitos de UTI, porque nos falta o elemento principal para montagem desses leitos. Não nos falta ventiladores, como aconteceu no início da pandemia, monitores, bombas de infusão e medicamentos. Nos falta recursos humanos", disse.

Conforme levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados do painel Mais Saúde, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), principal hospital vinculado ao governo estadual, tem conseguido lidar com a demanda em leitos clínicos - para casos menos graves - de pacientes com ou sem covid-19.

Já em relação aos leitos de terapia intensiva, ou UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), a demanda sempre foi mais crítica. Em dezembro, vários dias havia a mesma quantidade de pacientes para o total de leitos disponíveis. Atualmente, esse cenário é um pouco menos preocupante, mas a quantidade de oferta de leitos tem sido menor.

"Nós não temos médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde que possam nos dar suporte de atendimento a leitos de UTI aqui no Estado. Portanto, nosso único remédio que temos, é as pessoas poderem, mais uma vez, dar contribuição [às recomendações dos] municípios e pela Secretaria Estadual de Saúde", finalizou Resende.


Nos siga no Google Notícias