Fique atento: ponto facultativo fecha “quase tudo” na segunda
Atendimentos ao público voltarão somente na quarta-feira
Os órgãos públicos de Campo Grande que estavam funcionando com restrição de atendimento e com efetivo reduzido pela metade não vão abrir na segunda-feira (20), véspera de Dia do Tiradentes.
Decreto da prefeitura, publicado no dia 2 de abril, prevê ponto facultativo no dia 20. A medida não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, como assistência à social e atividades de segurança pública.
Segundo a prefeitura, os Centros Regionais 24 horas localizados nos bairros Coophavilla 2, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia, e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Leblon, Coronel Antonino, Moreninha 2, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica funcionam normalmente. O serviço de limpeza e coleta de lixo domiciliar também serão mantidos.
O governo do Estado também decretou facultativo na segunda-feira. Serviços essenciais funcionam normalmente. Somente o Hemosul funcionará em horário diferenciado na segunda-feira, das 7h às 12h, retornando na quarta-feira como outros postos de atendimento, como Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), os Fáceis, Funtrab (Fundação do Trabalho) e outras entidades de administração e autárquica.
O comércio de Campo Grande funcionarão na segunda-feira, dentro do horário estipulado pela prefeitura, e na terça é ponto facultativo. Os supermercados funcionarão normalmente nos dois dias.
Indiretamente, os decretos vão de encontro ao pedido de isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em virtude da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (17), 143 casos foram confirmados em Mato Grosso do Sul. Cinco pessoas morreram com covid-19. Outros 28 casos estão sob investigação.