A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

29/01/2020 11:45

Governo cria grupo para monitorar casos de coronavirus

Atuará será por tempo indeterminado na prevenção e controle do vírus

Marta Ferreira
Grupo coordenado pela Anvisa foi anunciado nesta quarta-feira. (Foto: Agência Brasil)Grupo coordenado pela Anvisa foi anunciado nesta quarta-feira. (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde criou, no âmbito da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), grupo de emergência em saúde pública, com o objetivo de conduzir e monitorar as ações referentes aos casos de coronavirus. A portaria da criação do grupo foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (29).

Em Mato Grosso do Sul, as autoridades estão definindo estratégias diante das suspeitas de casos no Brasil. Na Capital, a Sesau (Secretaria de Saúde Pública) publicou orientações à população, em caso de sintomas que estejam relacionados à doença. Além disso, em três aeroportos está sendo transmitida mensagem alertando sobre o coronavírus. 

Segundo a Agência Brasil, o grupo de emergência da Anvisa será composto por representantes do gabinete da presidência da agência; da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e de Tecnologia em Serviços de Saúde. Também comporão o grupo duas assessorias: uma responsável pela comunicação e outra ligada ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

A criação do grupo, conforme a Anvisa, é parte de um rol de medidas preventivas e de controle adotadas contra o vírus. Entre as providências já adotadas, é destacado o repasse de orientações para equipes da vigilância sanitária de todo o país, especialmente as que atuam no controle de portos e aeroportos, a divulgação de avisos sonoros sobre sinais e sintomas da doença, bem como a recomendação de cuidados básicos a serem adotados por passageiros e tripulantes.

A portaria publicada nesta quarta-feira (29) previsão de convocação, a qualquer momento, de representantes das demais áreas de atuação da Anvisa, caso seja necessário. O grupo terá prazo de atuação com tempo indeterminado.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions