ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Governo propõe CNH Social para atender população em vulnerabilidade

Projeto foi entregue pelo Detran ao presidente da Assembleia Legislativa e vai contemplar 5 mil pessoas

Ana Paula Chuva | 20/10/2021 13:05
que Projeto sendo entregue ao presidente da Assembléia Legislativa, Paulo Corrêa. (Foto: Edemir Rodrigues/ Governo MS)
Projeto sendo entregue ao presidente da Assembléia Legislativa, Paulo Corrêa. (Foto: Edemir Rodrigues/ Governo MS)

O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Junior entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, nesta quarta-feira (20), projeto de lei para emissão de CNH Social para beneficiar a população sul-mato-grossense em situação de vulnerabilidade social. Ainda não há data para a proposta ser votada.

A proposta, que partiu do deputado Paulo Corrêa, que em agosto deste ano fez indicação ao governo do Estado, quer beneficiar aproximadamente 5 mil pessoas por ano que não teriam condições de pagar o processo de habilitação. Com isso, o Estado arcará com todos os custos para emissão de CNH nas categorias A, B ou AB, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E.

Conforme explicou o governador Reinaldo Azambuja, o processo gratuito da CNH para a população carente promoverá oportunidades de trabalho e ascensão social, além de reduzir infrações de transito relativas à ausência do documento e também faz parte das ações de fomento e ajuda aos mais afetados pela pandemia de covid-19.

 “A proposta do CNH MS Social representa importante política pública de fomento. O programa deve beneficiar, aproximadamente, 5 mil pessoas por ano que não teriam condições de arcar com o processo de habilitação por meios próprios, além de movimentar a prestação de serviços por médicos, psicólogos e, principalmente, por Centros de Formação de Condutores”, explicou Reinaldo.

Para o diretor-presidente do Detran, além do contexto social, o projeto também traz qualificação e melhorias para o trânsito. Já que um dos maiores riscos de acidentes é a direção por pessoas não habilitadas, principalmente, motociclistas e segundo ele, o investimento do Governo será de R$ 45 milhões nos próximos três anos.

“A pessoa que está dirigindo não habilitada acaba ficando tensa, sempre com medo de alguma operação policial, ela se expõe mais e acaba dirigindo com alta velocidade”, disse Rudel.

Como vai funcionar – O programa cobrirá todos os custos para a retirada do documento, incluindo as 20 aulas práticas e as 45 teóricas exigidas pela legislação de trânsito. Exames médico e psicológico também serão custeados pelo Governo, assim como as taxas. Atualmente, a retirada da primeira via da CNH custa em média R$ 2.860 no Estado.

Para participar do programa, o candidato precisa estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal, possuir renda per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda total mensal de até 2 salários mínimos e residir em Mato Grosso do Sul há, no mínimo, dois anos.

Do total de vagas, 5% para a primeira habilitação serão destinadas a Pessoas com Deficiência. A Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) fará a verificação da situação de vulnerabilidade social dos beneficiários.

Quem tiver cometido algum crime de trânsito, com sentença penal condenatória transitada em julgado, tiver a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada, ou que deseje transferir processo de habilitação iniciado em outra unidade da federação, não poderá participar do programa.

Antes de ser sancionada e regulamentada, a proposta precisa ser aprovada pelos deputados estaduais.

Nos siga no Google Notícias