ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo vai comprar remessa com 30 mil testes rápidos para coronavírus

Compra de testes tem um investimento de R$ 2,19 milhões do governo estadual para saúde

Leonardo Rocha | 08/06/2020 11:35
Governo vai comprar remessa com 30 mil testes rápidos para coronavírus
Testes rápidos de coronavírus em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação - Governo MS)

O governo vai comprar 30 mil testes novos para exames de coronavírus, em Mato Grosso do Sul. O investimento será de R$ 2,19 milhões. A empresa escolhida para fazer aquisição destes itens é a Diagnolab Laboratórios Eireli. O contrato entre as partes foi publicado hoje (08), no Diário Oficial do Estado.

Este teste rápido sorológico de “IGG” e “IGM” é capaz de detectar os níveis anticorpos contra o coronavírus, na amostra de sangue do paciente. Por esta razão é aconselhado que seja feito apenas para aquelas pessoas que estão com sintomas da doença, de preferência a partir do sétimo dia, para que haja a constatação do contágio. Por isto o teste negativo não exclui 100% que a pessoa está infectada.

Esta testagem começou a ser feito pelo governo nos profissionais de saúde e segurança, que estão na linha de frente da doença. Agora já estão disponíveis no sistema “drive thru” na Capital, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde) esta nova remessa de testes (rápidos) vai ser destinado para dar continuidade a política de saúde de testagem no Estado, seguindo a demanda que está em andamento. Hoje (08), de acordo com a pasta, o “epicentro” da doença no Estado é na cidade de Dourados, que lidera o número de casos.

Compras – Além dos testes rápidos, também continuam sendo feitos os exames do modelo “PCR”, que é o mais recomendado para identificar os casos de coronavírus. Neste sistema se coleta o material da garganta e do nariz e por meio de técnicas de biologia molecular, chega ao resultado por meio do material genético do paciente.

Segundo o Lacen (Laboratório Central de MS), o governo já comprou 20 mil exames neste modelo (PCR), que chegaram no mês de abril. Além disto, já existem processos de compra abertas para aquisição de mais 50 mil (exames). Nesta política de testagem, o Ministério da Saúde também faz o repasse deste material para o laboratório.

Mato Grosso do Sul registrou 2.324 casos de coronavírus até hoje (08), com 22 mortes confirmadas. A cidade de Dourados segue com mais casos, chegando a 613, enquanto que Campo Grande vem logo depois com 398 (casos). Segundo o boletim epidemiológico, 16.536 foram testadas.

Nos siga no Google Notícias