ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Greve nos Correios deve atingir 31 cidades de MS nesta quinta-feira

No primeiro dia de greve 26 municípios foram atingidas e servidores de mais 5 devem aderir ao movimento, amanhã (12)

Adriano Fernandes | 11/09/2019 19:43
Servidores que aderiram ao movimento em Três Lagoas. (Foto: Divulgação)
Servidores que aderiram ao movimento em Três Lagoas. (Foto: Divulgação)

Servidores de 26 municípios de Mato Grosso do Sul aderiram ao primeiro dia de greve nacional da categoria, nesta quarta-feira (11). Além da Capital, Amambai, Aparecida do Taboado e Três Lagoas são algumas das cidades atingidas. Amanhã (12) mais cinco municípios também podem aderir ao movimento, que não deve chegar ao fim enquanto a estatal não abrir negociações para um reajuste salarial.

Os nomes dos próximos municípios que podem paralisar o atendimento ainda não foi divulgado assim como a quantidade exata de servidores que não estão trabalhando em Mato Grosso do Sul.

Conforme os trabalhadores a direção da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) oferece 0,80% de reajuste. Com uma inflação acumulada de 4% no período, os funcionários teriam uma perda de mais de 3% no poder aquisitivo do salário. A empresa também estaria prestes a suspender benefícios como tickets alimentação e o vale cultura.

 

Grupo vai continuar acampado na sede da empresa na Capital, nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)
Grupo vai continuar acampado na sede da empresa na Capital, nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)

Em âmbito nacional, segundo os Correios, cerca de 17,9 mil servidores aderiram a paralisação, sendo 16,1 mil carteiros, 999 operadores de transbordo, 813 atendentes comerciais e 23 outros cargos, conforme o jornal Correio Braziliense.

Diante da situação a empresa apresentou o pedido de dissídio coletivo no TST (Tribunal Superior do Trabalho), nesta quarta-feira (11), sob o argumento da de que a única solução viável seria o fim da paralisação sem a necessidade do aumento de gastos do Estado. Uma audiência de conciliação da estatal com o movimento está marcada para amanhã a tarde (12) em Brasília.

“Vamos aguardar e ver se a empresa está proposta a negociar, caso contrário a greve vai continuar. Avaliamos que esse primeiro dia foi bom e amanhã pela manhã já teremos as respostas dos outros cinco municípios que devem aderir ao movimento”, comentou a presidente do Sintect/MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e Telégrafos), Elaine Regina Oliveira.

Ainda conforme Elaine, no interior há agências onde o atendimento foi completamente suspenso. Já na Capital o setor mais afetado foi o de entregas. A lista completa das 26 cidades onde os serviços foram paralisados não foi divulgada, mas Paranaíba, Cassilândia e Costa Rica, também estão entre elas.

Nos siga no Google Notícias