ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Homem é preso com imagens de estupro de crianças durante ação da PF

Envolvidos poderão responder por abuso de vulnerável, posse do material e associação criminosa

Por Dayene Paz | 04/11/2025 10:43
Homem é preso com imagens de estupro de crianças durante ação da PF
Policial durante cumprimento de mandado em operação. (Foto: Divulgação)

Um homem, sem nome e idade divulgados, foi preso nesta terça-feira (4) ao ser flagrado com imagens de abuso sexual infantil durante a Operação Escudo de São Miguel II, deflagrada pela Polícia Federal. A prisão em flagrante foi feita durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no município de Chapadão do Sul, cidade distante cerca de 331 km de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um homem foi preso em Chapadão do Sul, durante a operação Escudo de São Miguel II da Polícia Federal, por armazenar imagens de abuso sexual infantil. Os dispositivos eletrônicos do suspeito foram apreendidos e passarão por perícia. Ele pode ser responsabilizado por crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A Polícia Federal enfatiza a importância da vigilância dos pais sobre as atividades online dos filhos, recomendando conversas sobre os perigos da internet e a identificação de comportamentos suspeitos. A prevenção e a informação são fundamentais para proteger crianças e adolescentes de abusos.

"(...) por estar armazenando cenas de abuso sexual infantojuvenil em seus dispositivos eletrônicos, os quais foram apreendidos e serão submetidos à perícia", diz nota da Polícia Federal. Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de estupro de vulnerável, disponibilização e armazenamento de material envolvendo abuso sexual infantojuvenil e associação criminosa.

Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado na legislação brasileira para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor, nessas situações, é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dimensionar a violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.

Alerta - A Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e aos adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.