ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Hospital com suspeito de coronavírus tem 6 leitos de isolamento

Prefeito de Ponta Porã, Hélio Pelufo (PSDB), disse que haverá reuniões das equipes de saúde ao longo do dia

Leonardo Rocha | 27/02/2020 08:57
UTI do Hospital Regional de Ponta Porã (Foto: Divulgação)
UTI do Hospital Regional de Ponta Porã (Foto: Divulgação)

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), diz que o Hospital Regional que atende 1º caso de paciente suspeito do novo coronavírus, tem seis leitos de isolamento e UTI (Unidade de Pronto Atendimento). "Antes não tínhamos nem isto, é um alento”. Ele comenta que a princípio não serão tomadas medidas emergenciais na cidade. O resultado do exame que vai atestar ou não a doença sai às 12h.

O tucano pondera que enquanto as equipes de saúde tomam as providências necessárias, a cidade precisa “seguir em frente”, mas que responsáveis pelo setor farão várias reuniões no município, ao longo do dia. “A última informação foi que o caso não é complexo, inclusive, o paciente não se encontra em estado grave”, disse o prefeito.

Sobre a estrutura do hospital, onde o rapaz de 24 anos está internado, existem seis leitos de isolamento, sendo dois de pediatria, dois UTIs e duas clínicas. “Agora percebemos o quanto foi importante esta estruturação na unidade, pois antes não tínhamos nada. A direção (hospital) está seguindo o protocolo e orientação do Ministério da Saúde”.

Ele adiantou que já houve o contato com todos os familiares e amigos que tiveram contato com o paciente, e que estão sendo monitorados, no entanto não existe nenhum isolamento. “Acredito que ao longo do dia teremos mais informações sobre o caso e se houve ou não confirmação sobre o coronavírus”.

Resultado – O Centro de Operações de Emergência espera ter ainda hoje (27) o resultado do primeiro exame, para confirmar se o rapaz morador de Ponta Porã, contraiu o coronavírus durante sua viagem recente a China, onde, passou pela Tailândia e Alemanha. A expectativa é que o resultado saia ao meio-dia.

O rapaz está em isolamento no Hospital Regional de Ponta Porã, depois de ter apresentado sintomas como coriza, na volta ao Brasil, na semana passada. As primeiras amostras de sangue já foram encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central) que, por sua vez, entrou em contato com o Adolf Lutz, em São Paulo, preparado para esse tipo de teste laboratorial.

O caso já foi notificado ao Ministério da Saúde. A princípio se trata apenas de uma suspeita, podendo ser o 21° (caso) sob avaliação no Brasil. Até o momento só um caso do coronavírus foi confirmado, de um homem de 62 anos, internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo.

Nos siga no Google Notícias