ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

INSS adia retorno do atendimento presencial nas agências para 24 de agosto

Unidades seguem em expediente exclusivamente romoto até o próximo dia 21

Jones Mário | 29/07/2020 09:19
Entrada de agência da Previdência Social em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Entrada de agência da Previdência Social em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o País retomam atendimento presencial só no dia 24 de agosto. Até o dia 21, os serviços seguem prestados de maneira remota, via canais digitais ou telefone.

O adiamento do retorno foi publicado em portaria conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com o INSS, nesta quarta-feira (29). Até então, as agências tinham previsão de reabrir na próxima segunda (3).

Segundo divulgou o INSS, o tempo de funcionamento das agências será parcial em um primeiro momento, com seis horas contínuas. O atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos - Meu INSS ou central 135.

Com a reabertura gradual a partir de 24 de agosto, serão reativados também os serviços que não podem ser feitos remotamente, como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

De acordo com o INSS, cada agência deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva necessários para retomada dos atendimentos presenciais.

As unidades sem as condições necessárias para receber segurados e beneficiários em conformidade com as medidas de biossegurança durante a pandemia de covid-19 continuarão em regime de plantão reduzido.

O INSS prometeu disponibilizar painel eletrônico com informações sobre funcionamento das agências da Previdência Social, serviços oferecidos e horário de expediente.

O instituto garantiu ainda que todas as medidas tomadas para assegurar acesso aos serviços durante a pandemia, como simplificação dos procedimentos, dispensa de exigências e atendimento via canais remotos, continuarão valendo mesmo após a volta do atendimento presencial.

O INSS conta com 1,5 mil agências da Previdência Social espalhadas pelo País. Em Campo Grande são quatro, situadas na Avenida Coronel Antonino, 718, Bairro Coronel Antonino; Rua Anhanduí, 113, Centro; Rua 26 de Agosto, 347, Centro; e Rua Palmácia, 836, Sala 16, Moreninhas II.

Nos siga no Google Notícias