ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Juiz nega pedido para Detran anular credenciamento de empresa por monopólio

A denúncia da promotoria ainda apontava falsidade documental e favorecimento

Aline dos Santos | 18/01/2022 10:19
Sistema que registra vistorias veiculares foi alvo de ação na Justiça. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Sistema que registra vistorias veiculares foi alvo de ação na Justiça. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Sem provas convincentes, a Justiça negou pedido para anular o credenciamento da empresa Oxxy.net Comércio, Consultoria e Desenvolvimento de Software Ltda junto ao Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).

O sistema para registro do serviço de vistorias veiculares entrou na mira do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em 2019. A denúncia de favorecimento apontava falsidade documental e violação aos princípios da isonomia e da impessoalidade.

Na última quinta-feira (dia 13), o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, julgou a ação improcedente. “Recaía sobre o autor [MPMS] o ônus de comprovar suas alegações. Todavia, repise-se, os elementos de provas constantes dos autos não foram suficientemente convincentes”, afirma o magistrado.

Rapidez - Tabela elaborada pela promotoria mostra que o processo administrativo para credenciamento da Oxxy.net foi célere (31 dias): o pedido da empresa foi protocolado 3 de julho de 2017, com a publicação da autorização em primeiro de agosto do mesmo ano.

Outras três empresas também requisitaram o credenciamento, sendo o pedido da Fênox Tecnologia Ltda o mais longo: 172 dias de procedimento administrativo.

Primeira homologada, a Oxxy.net firmou contrato com todas as ECV’s (Empresas Credenciadas de Vistoria) no Estado. Primeiro, a cobrança era de R$ 33,92 para cada laudo realizado quando detinha o monopólio. Com a habilitação de concorrente, o valor foi reduzido para R$ 11,50.

O Detran informou à Justiça que a Oxxy.net foi a primeira a apresentar os documentos de credenciamento: 26 dias de antecedência em relação à segunda concorrente.

Ainda de acordo com órgão estadual de trânsito, a Operação Antivírus, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), braço do Ministério Público, resultou na prisão do diretor de tecnologia da informação e do presidente no ano de 2017. O processo de nomeação de substitutos retardou a análise sobre as demais empresas.

Já a suspeita de fraude documental era sobre a certificação da sala-cofre. O certificado de conformidade não foi emitido em nome da Oxxy.net (descartando irregularidade), mas para a empresa fabricante. Posteriormente, verificou-se que certificado foi cancelado, mas esse tema não entrou na ação.

“Saliente-se que o fato mais relevante a ser verificado não foi objeto de discussão nos autos e consistia em saber se a realidade fática da sala-cofre nº de série DB01.06.2010.10.04 atendia aos requisitos formais constantes das Portarias do Detran/MS”, destacou o juiz na sentença.

O advogado Alexandre Barros Padilhas, que atua na defesa da Oxxy.net, afirma que foi feito Justiça. “A empresa sofreu com essas acusações infundadas e irreais. Perdeu vários contratos em razão dessa denúncia. A empresa agiu com eficiência no credenciamento, o que não quer dizer que tenha sido beneficiada”, salienta.

O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Nos siga no Google Notícias