ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Justiça revoga prisão de hacker apontado como peça-chave da Operação Omertà

Ângela Kempfer | 29/05/2020 16:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A Justiça revogou a prisão de Eurico dos Santos Mota, 28 anos, hacker contratado por milícia descoberta após investigações que deram origem à Operação Omertà. Eurico é de Santa Catarina, mas estava preso em Mato Grosso do Sul desde o dia 21 de novembro do ano passado.

Ele foi capturado depois de oito meses foragido, passou pelo Garras e, a pedido da defesa, foi transferido para a penitenciária de segurança média de Coxim.

Eurico é considerado peça-chave no processo sobre a morte de Matheus Coutinho Xavier, 20 anos, assassinado por engano em abril de 2019, no lugar do pai, o capitão reformado da Polícia Militar, Paulo Roberto Teixeira Xavier.

O rapaz foi contratado para rastrear e repassar informações sobre a rotina de Paulo Xavier à milícia armada, alvo das investigações. A missão de Eurico no esquema foi levantar “em tempo real, por meio de atividades de informática (hackeamento), a localização (rastreamento) de Paulo Roberto Xavier, que era o alvo da organização criminosa”, segundo registros nas páginas do procedimento de investigação criminal contra o grupo de extermínio.

Foi Eurico quem apontou os nomes de Juanil Miranda Lima e José Moreira Freires, o Zezinho, que segundo os investigadores são os responsáveis pela execução de Matheus.

"Verifico que cessaram os motivos para manter a prisão preventiva do acusado Eurico dos Santos Mota, eis que, em tese, conforme visão panorâmica dos autos, não teve o domínio dos fatos constantes da denúncia e nem foi preponderante para a sua ocorrência, aliás, em princípio, só conhecia os acusados Juanil e José Moreira, os quais estão foragidos,", argumentou o juiz Aluízio Pereira dos Santos para a decisão de revogar a prisão.

Agora, ele deve apenas manter o endereço, trabalho e, após normalização da situação de pandemia, comparecimento mensal em juízo enquanto perdurar o processo."

Nos siga no Google Notícias