ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  30    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Levantamento coloca MS como 7º melhor estado em competitividade do País

Os pilares Capital Humano, Potencial de Mercado, Educação e Inovação estão entre os desafios do Estado

Liana Feitosa | 13/09/2022 18:33
Insfraestrutura de MS é apontada por levantamento como potencialidade do Estado. (Foto: Gabriel Marchese / Fly Drone)
Insfraestrutura de MS é apontada por levantamento como potencialidade do Estado. (Foto: Gabriel Marchese / Fly Drone)

Mato Grosso do Sul é o 7º estado brasileiro com o melhor desempenho em 86 indicadores nas áreas de educação, infraestrutura, sustentabilidade ambiental e social, segurança pública, inovação, eficiência da máquina pública, capital humano e potencial de mercado. A 11ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), mostra que desigualdades sociais e econômicas entre os estados aumentou. Para a entidade, essas diferenças deveriam ser foco dos gestores estaduais que serão escolhidos nas urnas nas eleições deste ano.

O levantamento, divulgado nesta terça-feira (13), mostra que o estado de São Paulo, Santa Catarina e Paraná ocupam os primeiros lugares, respectivamente. Já os estados do Norte e do Nordeste ocupam os últimos lugares, da 12ª até a 27ª posição.

“A competitividade de um Estado está diretamente ligada à capacidade de ação dos seus líderes públicos. O ranking veio oferecer as bases para a construção do legado de competitividade para aqueles governos que assim desejam fazer”, afirma Tadeu Barros, diretor executivo do CLP. Para a entidade, o índice evidencia a capacidade de competição e de atração de investimentos privados.

De acordo com o Estadão, São Paulo lidera com 99,7 de nota, seguido por Santa Catarina (86,5), Paraná (84,1) e Distrito Federal (75,5). Entre os estados do Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul aparece em 3º lugar, com 51,9 pontos, o que representa a queda de uma posição no ranking da região. No cenário nacional e na comparação com 2021, MS caiu uma posição, quando ocupava o 6º lugar.

Potencialidades - O relatório aponta que Infraestrutura, Sustentabilidade Social e Ambiental, Eficiência da Máquina Pública, Solidez Fiscal, assim como o pilar da Segurança Pública, estão entre as potencialidades de Mato Grosso do Sul. Em contrapartida, os pilares Capital Humano, Potencial de Mercado, Educação e Inovação estão entre os desafios do Estado.

Para conferir os dados completos do levantamento Ranking de Competitividade dos Estados, acesse: https://www.rankingdecompetitividade.org.br/estados.

Nos siga no Google Notícias