ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Licitação vai escolher empresa que fornecerá energia solar ao governo

Concessão será de 23 anos para prédios do Governo do Estado e 18 anos para a Sanesul

Caroline Maldonado | 16/08/2022 10:15
Placas de energia solar (Foto: Divulgação/Governo MS)
Placas de energia solar (Foto: Divulgação/Governo MS)

Foi publicado hoje (16) edital de licitação para implantação, manutenção e operação de Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaica, que irão atender estruturas do Governo do Estado e da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

A parceria público-privada vai permitir o fornecimento de energia solar às secretarias, fundações, agências e demais autarquias, além da estrutura técnica da Sanesul, que tem prédios em todas as regiões do Estado.

A geração em cada local será integrada ao sistema de distribuição, reduzindo custos para a administração pública e ampliando a capacidade total de geração em Mato Grosso do Sul.

O prazo de vigência da concessão será de 23 anos para o Estado e 18 anos para a Sanesul. A futura contratada tem até 6 de janeiro de 2023 para protocolar o pedido de parecer de acesso junto às Distribuidoras de Energia, obedecendo as regras atuais de compensação previstas na Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nº482/2012.

Como será  - O terreno para implantação das usinas deverá ser escolhido pelo parceiro privado. Serão atendidas 1.495 unidades consumidoras de baixa tensão do Estado e 463 unidades da Sanesul.

Conforme o governo, a tecnologia bifacial tracker, usada na modelagem do projeto, foi escolhida por ser considerada a mais avançada e atual. A concessionária irá suprir a demanda por energia de forma equilibrada, com custos e investimentos baseados no projeto do edital. Ao término do contrato, os bens integrantes das usinas retornarão ao Estado.

Licitação - O critério de julgamento das propostas apresentadas será o menor valor de contraprestação, com garantia de proposta de 1% do valor do contrato. O prazo para apresentação da proposta será de 40 dias. Depois de realizada a concorrência, o cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato deve ocorrer em até 45 dias.

As licitações foram discutidas em consulta e audiência públicas conforme a legislação vigente, cumprindo períodos e prazos estabelecidos aos termos do artigo 39, da Lei Federal nº 8.666/93 e do artigo 10º da lei Federal 1.079. Os estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeiro estão disponíveis para consulta no site oficial do Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado.

A secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, avalia que as Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaicas contribuem significativamente com o desenvolvimento sustentável do Estado e com a meta de descarbonização.

“O Estado está investindo na produção de energia elétrica limpa e renovável para que seu custo de operação seja cada vez mais sustentável, com uma redução de gastos estimada em 26%. O contrato de longo prazo para o fornecimento de energia elétrica 100% renovável, como é o caso da energia solar, contribui também para geração de empregos, na capacitação de trabalhadores e incentivo à economia com a entrada de investimentos privados. Seguimos na construção de um Estado competitivo, com ambiente de confiança ao mercado e principalmente com objetivo de aumentar a qualidade de vida da população reduzindo a poluição ambiental”, explica.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, reforça a importância do projeto.

“Contribui com o desenvolvimento sustentável e está totalmente alinhado com a política estratégica do Governo do Estado, que por meio do programa MS Carbono Neutro vai fazer com que Mato Grosso do Sul atinja, em 2030, a meta de ser um território que neutraliza suas emissões de carbono”.

O edital está no site www.epe.segov.ms.gov.br.

Nos siga no Google Notícias