ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Liminar do TJ mantém adicional de plantão para 800 agentes patrimoniais

O extra é pago no caso de serviços realizados no regime de plantão de serviço nos fins de semana, feriados e ponto facultativo

Aline dos Santos | 29/01/2020 07:59
Tribunal de Justiça concedeu liminar para que extra siga na folha de pagamento dos servidores. (Foto: Marcos Maluf)
Tribunal de Justiça concedeu liminar para que extra siga na folha de pagamento dos servidores. (Foto: Marcos Maluf)

Liminar do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determinou que seja mantido o pagamento do adicional de plantão a 800 agentes de segurança patrimonial.

O mandado de segurança contra o governo do Estado foi apresentado pela Adapp/MS (Associação em Defesa dos Servidores da Carreira Segurança Patrimonial).

A ação foi contra parecer da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) para retirar o adicional de 50% de plantão da folha de pagamento. Os agentes de segurança patrimonial recebem o adicional desde 2001. Eles trabalham em órgãos públicos, como escolas estaduais.

O acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal é pago no caso de serviços realizados no regime de plantão de serviço nos fins de semana, feriados e dias de ponto facultativo. Segundo a associação, o parecer apontou que não há previsão legal para o pagamento. Contudo, o adicional está previsto na Constituição Federal.

De acordo com o presidente da Adapp, Márcio Souza de Almeida, o vencimento base da categoria é de R$ 1.027,57 por 180 horas por mês. O plantão de serviço de 50% equivale a acréscimo de quase mil reais. A média de trabalho mensal da categoria é de 240 horas mensais.

No último dia 22, o desembargador Vladimir Abreu da Silva, da 4ª Seção Cível, concedeu a liminar. Conforme o magistrado, o adicional se se trata de verba alimentar da qual dependem diversos agentes para subsistência própria e de suas famílias.

“Defiro a liminar pleiteada para que a autoridade coatora mantenha o pagamento do 'adicional de plantão', na folha respectiva dos representados que realizarem plantões de serviço, referente ao acréscimo de cinquenta por cento”.

Conforme a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), o governo do Estado já está cumprindo a decisão, inclusive, com o pagamento do adicional de 50% aos agentes patrimoniais na folha referente a janeiro. “Quanto à decisão de recorrer ou não, esta está sendo analisada pela Procuradoria-Geral do Estado”, informa a pasta por meio da assessoria de imprensa.

Nos siga no Google Notícias