ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Mais brilhante, primeira superlua de 2026 poderá ser vista neste sábado

Fenômeno acontece quando o satélite natural está em um ponto mais próximo da Terra

Por Inara Silva | 02/01/2026 19:13
Mais brilhante, primeira superlua de 2026 poderá ser vista neste sábado
Superlua poderá ser vista neste sábado. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)

A primeira superlua de 2026 poderá ser vista neste sábado (3) pela manhã no Brasil, momento em que a lua parece cerca de 6% maior e 13% mais brilhante do que uma Lua Cheia média. O fenômeno acontece quando o satélite natural está em um ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Embora seja chamada de superlua, o termo mais correto é Lua Cheia de Perigeu.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A primeira superlua de 2026 poderá ser observada neste sábado (3), quando o satélite natural estará mais próximo da Terra, aparentando estar 6% maior e 13% mais brilhante que uma Lua Cheia comum. O fenômeno, tecnicamente chamado de Lua Cheia de Perigeu, está previsto para as 7h03, horário de Brasília. Especialistas explicam que, apesar do nome chamativo, as diferenças são dificilmente percebidas a olho nu. A superlua de janeiro estará a 362.312 quilômetros da Terra, enquanto a microlua de maio ficará a 406.135 quilômetros, uma variação que não apresenta relevância científica significativa.

Em entrevista à Agência Brasil, o astrônomo Rodolfo Langhi, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), explica que a Lua não muda de tamanho. O efeito visual ocorre apenas pela menor distância em relação à Terra. A Lua Cheia está prevista para às 7h03 (horário de Brasília). Em janeiro, o diâmetro aparente será de 32,92 minutos de arco, maior do que os 29,42 minutos de arco previstos para a Microlua de 31 de maio. Apesar da diferença, Langhi destaca que é difícil perceber qualquer mudança a olho nu.

A Superlua de janeiro de 2026 ficou a 362.312 quilômetros da Terra no primeiro dia do ano. Já a menor Lua Cheia de 2026, a chamada Microlua, prevista para 31 de maio, ocorrerá a uma distância de 406.135 quilômetros.

Para o físico e astrônomo João Batista Canalle, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o fenômeno não tem relevância científica. Em entrevista à Agência Brasil, Canalle afirma que o uso do termo superlua é exagerado e pode gerar expectativa equivocada, já que a Lua não se torna visivelmente maior. Segundo Canalle, tanto a chamada superlua quanto a microlua não apresentam diferenças perceptíveis para a maioria das pessoas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.