ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Mandetta diz que queda de vacinação vai provocar retorno de doenças

Ministro Luiz Henrique Mandetta está em Ponta Porã, para lançar a semana de vacinação na região da fronteira

Leonardo Rocha e Helio de Freitas | 16/09/2019 11:10
Ministro Luiz Henrique Mandetta durante discurso, em Ponta Porã (Foto: Lilian Rech/RIT TV)
Ministro Luiz Henrique Mandetta durante discurso, em Ponta Porã (Foto: Lilian Rech/RIT TV)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse hoje (16), em Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai, que a queda dos índices de vacinação no Brasil deve trazer o retorno de doenças infecciosas. Ele ponderou que estes dados chamaram sua atenção, quando assumiu a pasta.

“Nesta reconstrução do sistema de saúde teve erros e acertos, mas na análise indicadores, nos chamou a atenção à queda do índice (vacinação)”, disse Mandetta, no Lançamento da Semana de Intensificação de Vacinação nas Fronteiras, que vai ocorrer no âmbito do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

Mandetta contou durante o evento que no ano passado, na fronteira entre Roraima e Venezuela, houve retorno do sarampo, devido a falta de cuidado e vacinação do país vizinho, que segundo ele, estava passando por dificuldades econômicas. “Por isto teve um surto em Roraima, que repassou para Manaus, que estava com baixa vacinação”.

O ministro continuou dizendo que o surto (sarampo) se deslocou a Belém (PA), tendo mais casos durante o carnaval daquele ano. “Ainda existia a preocupação com os navios europeus, que paravam em Santos, Bahia e Rio de Janeiro, havia vacinação no desembarque, fizemos alerta para estes estados”, relatou.

Também destacou que sobre o sarampo, foram 3,2 mil casos na cidade de São Paulo, mas que o ministro até entendeu pequeno (surto), devido o tamanho da sua população. “Em Mato Grosso do Sul teve apenas dois casos, que ainda foram importados, porque são pessoas que passaram por São Paulo”, explicou. (Veja o vídeo abaixo)

Evento – O lançamento da semana de vacinação na fronteira teve a participação também do ministro da Saúde do Paraguai, Júlio Daniel Mazooleni, em evento na Praça Lício Borralho, em Ponta Porã.

No final da manhã, a partir das 11h30, Mandetta segue para o lado paraguaio, onde vai até a tenda de vacinação na Cooperativa de Médicos do Paraguai, em Pedro Juan Caballero, que fica na Avenida Carlos Antônio López.

Nos siga no Google Notícias