ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Menina de 11 anos é a 14º morte confimada por dengue em MS

Criança não tinha comorbidades e começou a apresentar sintomas no dia 23 de maio

Gabrielle Tavares | 15/06/2022 16:39
Trocar água dos vasos e plantas é um dos meios de combater a dengue. (Foto: Arquivo)
Trocar água dos vasos e plantas é um dos meios de combater a dengue. (Foto: Arquivo)

De acordo com boletim epidemiológico da dengue, divulgado nesta quarta-feira (15), uma menina de 11 anos morreu em decorrência da dengue, no município de Dourados, localizado a 229 quilômetros da Capital.

O boletim, que é realizado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), mostrou que a criança começou a ter sintomas no dia 23 de maio e faleceu no dia 2 de junho. A confirmação que o óbito ocorreu pela dengue saiu no dia 9 de junho. A menina não tinha comorbidades relatadas.

Ela é a 14º vítima da dengue neste ano em Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram registrados seis óbitos em Campo Grande e dois em Chapadão do Sul. Aparecida do Taboado, Guia Lopes da Laguna, Douradina, Itaporã, São Gabriel do Oeste e Dourados confirmaram uma morte cada.

Em todo o ano, são 19.138 casos prováveis da doença no Estado, número que praticamente dobrou se comparado aos dados do ano passado, quando foram dados como prováveis 10 mil casos.

São Gabriel do Oeste aparece como o município com maior incidência da dengue, com 1.701 casos e 27.221 moradores. Já a Capital, é a cidade com maior número de casos confirmados, com 3.246 registros.

Cuidados – A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor do vírus da zika e da febre chikungunya. Para controlar a reprodução do mosquito, é importante ressaltar as medidas de controle: evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d'água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; descartar lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latas de boca para baixo; tampar ralos; remover sacolas e também o lixo do quintal; entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Nos siga no Google Notícias