ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Dengue faz sua 13ª vítima e MS já tem este ano quase o dobro de casos de 2021

Estado tem a sétima maior incidência da doença no País, com mais de 660 casos a cada 100 mil habitantes

Adriel Mattos | 09/06/2022 08:49
Agente de saúde realiza atividade de rastreamento de focos. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Agente de saúde realiza atividade de rastreamento de focos. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) confirmou a 13ª morte por dengue em 2022. Conforme o boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (8), trata-se de uma mulher de 27 anos, moradora de Chapadão do Sul.

A vítima não tinha comorbidades. No total, já foram registrados seis óbitos em Campo Grande e dois em Chapadão do Sul. Aparecida do Taboado, Guia Lopes da Laguna, Douradina, Itaporã e São Gabriel do Oeste confirmaram uma morte cada.

Quanto aos casos prováveis, a secretaria contabiliza 18,6 mil. Ao longo de todo o ano de 2021, foram dados como prováveis 10 mil casos, 84,94% a mais.

O Estado pulou da 10ª para a 7ª posição no ranking do Ministério da Saúde de incidência da doença. São 663,5 casos a cada 100 mil habitantes. Dos 79 municípios, apenas dez têm baixa incidência.

Apesar disso, o ritmo de notificações vem diminuindo nas últimas semanas. Na chamada semana epidemiológica 22, a última que passou, foram 748 casos. Há duas semanas, foram 1,3 mil e 1,4 mil três semanas atrás.

Cuidados – A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor do vírus da zika e da febre chikungunya.

Para controlar a reprodução do mosquito, é importante ressaltar as medidas de controle: evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d'água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; descartar lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latas de boca para baixo; tampar ralos; remover sacolas e também o lixo do quintal; entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita, é fundamental procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico correto.

Nos siga no Google Notícias